_
A portuguesa Teresa Bonvalot avançou para a segunda fase do Pipe Challenger, prova do circuito secundário da Liga Mundial de Surf (WSL), em Oahu, no Havai, onde já estavam as compatriotas Francisca Veselko e Yolanda Hopkins.
A olímpica lusa ficou no segundo posto da oitava bateria da ronda de 48, com 6,40 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (4,67 e 1,73), superada pela australiana Sierra Kerr (11,60), mas à frente da havaiana Skai Suitt (5,77) e da peruana Kiara Goold (2,57).
O primeiro dia de competição da sexta e penúltima prova do circuito de 2025/26 das Challenger Series (CS), que dão acesso acesso à elite mundial (Championship Tour), na quinta-feira, foi mais curto do que a organização previa, devido a uma mudança repentina do vento, que levou à interrupção da competição.
Quando a ação for retomada, Yolanda Hopkins, que já assegurou presença no circuito principal, que arranca em abril, vai entrar na água para disputar a segunda bateria da ronda de 32, enfrentando as francesas Tya Zebrowski - que também já está qualificada - e Vahine Fierro, e a israelita Anat Lelior.
Depois, na sétima bateria, está Francisca Veselko, que defronta a também lusa Teresa Bonvalot, Erin Brooks (Canadá) e Anon Matsouka (Japão).
Com Yolanda Hopkins na liderança do ranking das CS, e com vaga garantida no CT, sendo a primeira portuguesa de sempre a conseguir alcançar a elite mundial, Veselko segue em quarto e Bonvalot em 12.º, mantendo ambas intactas as aspirações de também subirem ao escalão principal.
No quadro masculino, Afonso Antunes (67.º do ranking das CS) é o único português em prova, devido à ausência do ex-top mundial Frederico Morais, que foi operado recentemente e ainda não pode competir, e vai participar na quinta bateria da ronda de 80, contra dois havaianos (Imaikalani deVault e Luke Swanson), mais um terceiro oponente que se qualificará através da primeira ronda, exclusiva para atletas havaianos.
O Lexus Pipe Challenger, em Oahu, no Havai, que começou na quinta-feira e tem o período de espera até 09 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 09 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário da WSL.
Surfista portuguesa ficou no segundo lugar da oitava bateria da ronda de 48
Iniciativa faz parte do projeto Save Azores Waves
Surfista português garante penúltima vaga para o quadro final da prova
Portuguesa foi eliminada nas repescagens nas Filipinas
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto
Rumores e confirmações nos principais campeonatos