_

Teresa Bonvalot junta-se a Francisca Veselko e Yolanda Hopkins na 2.ª fase do Pipe Challenger

Teresa Bonvalot destaca-se em Ballito Pro com o 2.º lugar.
• Foto: WSL

A portuguesa Teresa Bonvalot avançou para a segunda fase do Pipe Challenger, prova do circuito secundário da Liga Mundial de Surf (WSL), em Oahu, no Havai, onde já estavam as compatriotas Francisca Veselko e Yolanda Hopkins.

A olímpica lusa ficou no segundo posto da oitava bateria da ronda de 48, com 6,40 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (4,67 e 1,73), superada pela australiana Sierra Kerr (11,60), mas à frente da havaiana Skai Suitt (5,77) e da peruana Kiara Goold (2,57).

PUB

O primeiro dia de competição da sexta e penúltima prova do circuito de 2025/26 das Challenger Series (CS), que dão acesso acesso à elite mundial (Championship Tour), na quinta-feira, foi mais curto do que a organização previa, devido a uma mudança repentina do vento, que levou à interrupção da competição.

Quando a ação for retomada, Yolanda Hopkins, que já assegurou presença no circuito principal, que arranca em abril, vai entrar na água para disputar a segunda bateria da ronda de 32, enfrentando as francesas Tya Zebrowski - que também já está qualificada - e Vahine Fierro, e a israelita Anat Lelior.

Depois, na sétima bateria, está Francisca Veselko, que defronta a também lusa Teresa Bonvalot, Erin Brooks (Canadá) e Anon Matsouka (Japão).

PUB

Com Yolanda Hopkins na liderança do ranking das CS, e com vaga garantida no CT, sendo a primeira portuguesa de sempre a conseguir alcançar a elite mundial, Veselko segue em quarto e Bonvalot em 12.º, mantendo ambas intactas as aspirações de também subirem ao escalão principal.

No quadro masculino, Afonso Antunes (67.º do ranking das CS) é o único português em prova, devido à ausência do ex-top mundial Frederico Morais, que foi operado recentemente e ainda não pode competir, e vai participar na quinta bateria da ronda de 80, contra dois havaianos (Imaikalani deVault e Luke Swanson), mais um terceiro oponente que se qualificará através da primeira ronda, exclusiva para atletas havaianos.

O Lexus Pipe Challenger, em Oahu, no Havai, que começou na quinta-feira e tem o período de espera até 09 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 09 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário da WSL.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
PUB