_

WSL confima qualificação de Francisca Veselko para o tour mundial

Francisca Veselko vai competir no Open J-Bay, na África do Sul
• Foto: WSL

A World Surf League (WSL) oficializou, este domingo, a qualificação de Francisca Veselko para o Circuito Mundial (Championship Tour) de 2026. Após o , em Pipeline, no Havai, Kika consolidou o 4.º posto do ranking no circuito Challenger Series e garantiu matematicamente uma das sete vagas para a elite mundial feminina.

A performance de Kika na mítica onda de Pipeline foi suficiente para a campeã mundial júnior de 2023 garantir a chegada ao topo do surf feminino mundial. Embora a WSL não tenha oficializado logo a qualificação da surfista portuguesa, a boa notícia acabou por surgir um dia após o término do campeonato havaiano.

PUB

“Ainda nem acredito que me qualifiquei para o World Tour”, começou por dizer Francisca Veselko à Associação Nacional de Surfista. “Parece mesmo um sonho de uma miúda de 9 anos, com dois totós na cabeça, completamente apaixonada pelo mar, pelo surf e pela competição. Foi um longo caminho até aqui chegar, com muitas derrotas, mais do que vitórias, mas muita resiliência e muita dedicação. Espero que este feito ajude a nova geração a acreditar que é possível. Portugal é um país pequeno, mas somos muito grandes. Já tínhamos a Yolanda qualificada e espero que isto faça todos acreditarem que é possível. Sem dúvida que nada disto tinha sido possível sem o apoio dos meus pais, dos meus patrocinadores e do meu treinador, o Rodrigo Sousa. Estou muito contente, um pouco sem palavras, mas orgulhosa do caminho que trilhei e de poder representar Portugal no Mundo”, frisou a surfista da Linha, de 22 anos.

Quem também está radiante com esta qualificação é o treinador Rodrigo Sousa, que acompanha Kika Veselko desde muito jovem. “É um orgulho muito grande ter acompanho a Kika em mais uma conquista. Atingimos um objetivo que tínhamos traçado desde os dias em que, ainda muito pequena, a empurrava nas melhores ondas. É tudo tão intenso e rápido, que penso que ainda nem percebemos bem o que aconteceu”, afirmou o técnico da campeã nacional de 2021 e 2023.

Depois de Yolanda Hopkins, atual líder do ranking do circuito Challenger Series, já ter conseguido a qualificação na etapa anterior, Kika aumenta, agora, o número de surfistas portuguesas que vão disputar o título mundial em 2026. Um feito histórico para o surf nacional, que nunca tinha visto uma surfista qualificar-se diretamente para o Championship Tour.

PUB

Mas Portugal pode ter ainda uma terceira surfista qualificada para o circuito mundial que vai ter início a 1 de abril, em Bells Beach, na Austrália. Com três das sete vagas ainda em jogo, Teresa Bonvalot, atualmente no 13.º posto do ranking e a pouco mais de 2 mil pontos do corte para o top 7, poderá juntar-se às compatriotas. Para tal, na etapa final do circuito Challenger Series, que irá acontecer entre 9 e 15 de março, em Newcastle, na Austrália, Teresa precisa de chegar, pelo menos, às meias-finais, ficando ainda dependente dos resultados de outras surfista, ou à final da prova australiana para também garantir a qualificação.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB