_
Matilde Jorge manteve a toada combativa que a fez chegar, na passada semana, às meias-finais do Women’s Indoor Oeiras Open, o primeiro dos dois WTA125 organizados pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, e garantiu lugar na segunda ronda, esta terça-feira. Mas não uns oitavos quaisquer, pois do outro lado da rede vai encontrar, pela décima vez em torneios internacionais, a irmã mais velha, Francisca Jorge. Isto sem contar com as seis finais do Nacional Absoluto de que ambas foram as protagonistas.
Antes desse momento que terá lugar, na próxima quinta-feira, a mais nova das vimaranenses, 257.ª do ranking mundial, superou a qualifier francesa Yasmine Mansouri, 406.ª classificada da WTA, em renhidos parciais de 6-7 (5-7), 6-3 e 6-4. Esta foi a quarta vitória da número dois nacional nos dois WTA 125 da quinzena que precisou de 2.41 horas para salvar três pontos de break – converteu seis – e totalizar 108 pontos face aos 103 da gaulesa para celebrar a vitória benzendo-se e a entregar um beijo para o céu.
Com a irmã Francisca nas bancadas a dar-lhe todo o apoio, coadjuvada por compatriotas de todas as idades – uma pequena fã reservou-lhe um cartaz em tamanho A4 e um olhar emocionado na hora do match point –, Matilde manteve-se à tona para tentar chegar aos quartos com uma quarta vitória sobre a irmã mais velha, a quem ganhou na final do W50 de Montemor o Novo (2025) e nas segundas rondas do W25 de Setúbal (2023) e do W25 do Funchal (2022).
Portuguesa superou a arménia Elina Avanesyan
Portuguesas defrontam-se na quarta-feira
Ao lado do austríaco Lucas Miedler, o português superou, em dois parciais, a dupla Sander Arends/Romain Arneodo
Depois de ter sido eliminado em singulares na segunda-feira, no encontro dos 16 avos de final
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Ao que tudo indica, caso estará relacionado com uma disputa familiar
Várias pessoas estão a receber tratamento em dois hospitais
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda