Os tenistas envolvidos em processos de doping ou de viciação de resultados vão poder ter apoio legal, psicológico e financeiro, anunciou esta quarta-feira a Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA).
De acordo com a ITIA, um tenista pode receber até 5 mil dólares (cerca de 4.300 euros) para recorrer a um laboratório acreditado pela Agência Mundial Antidoping (AMA) para testar um medicamento ou um suplemento, para tentar provar que estava contaminado, assim como alimentos.
Além deste apoio financeiro, os tenistas vão poder recorrer, de forma gratuita, a serviços de assistência legal mal tenham um teste antidoping positivo, assim como a sessões de apoio psicológico.
"Reconhecemos que o processo pode trazer custos emocionais e financeiros. Nenhum jogador pega numa raquete em criança com outra motivação que não seja jogar o jogo. Alguns encontram-se nestas situações por muitas razões, e qualquer que seja a razão e como acabe o caso, todos merecem ter alguém com quem falar", disse a diretora executiva da ITIA, Karen Moorhouse.
Estas ajudas vão entrar em vigor imediatamente e vão ser reavaliadas em 2026.
A ITIA esteve envolvida em dois casos mediáticos de controlos positivos antidoping, com o italiano Jannik Sinner e a polaca Iga Swiatek, antigos líderes do ranking mundial.
Sinner chegou a acordo com a AMA para uma suspensão de três meses, por ter sido, alegadamente, contaminado involuntariamente com um esteroide anabolisante pelo seu fisioterapeuta, enquanto Swiatek cumpriu um mês de suspensão, depois de ter sido contaminada por um medicamento sem necessidade de prescrição.
Por LusaMedida foi anunciada esta quarta-feira pela Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA)
Australiano venceu por 7-5 e 6-2, em uma hora e 48 minutos
Sérvio torna-se no mais velho a chegar ao top 8 de um ATP Masters 1.000
Tenista português vai agora encontrar o australiano Alex de Minaur, sétimo do mundo
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais