_
Zsombor Piros faz questão de dizer que, por ele, poderia haver um torneio em Portugal todas as semanas e que seria um dos participantes. Apesar do modo charmant do húngaro, a verdade é que as boas memórias desportivas alimentam esse discurso e, pelo segundo ano consecutivo, o magiar (170.º mundial) está na final do Indoor Oeiras Open, num inédito frente a frente com o luxemburguês Chris Rodesch (209.º).
Finalista há um ano no segundo de três ATP Challengers promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis, no Jamor, Zsombor Piros, que já erguera o troféu de campeão na terra batida do complexo, em 2023, mostrou de novo que, em hardcourt indoor , também tem o solo luso por talismã. Este sábado, em 2.18 horas, o húngaro, que já teve à porta do top-100 – foi 106.º – superou algumas mazelas, que levaram o fisioterapeuta ao court, e o estónio Daniil Glinka (200.º), com os parciais de 7-5, 4-6 e 6-1.
Enfrentou sete ases do adversário, assinou quatro e outras tantas duplas-faltas, salvou quatro pontos de break, e materializou cinco das 11 oportunidades que teve para encerrar o encontro.
Zsombor Piros agendou, assim, a 12.ª final de nível challenger da carreira, na qual busca o oitavo troféu de campeão, o primeiro desde que ganhou em Tunis em maio de 2025. No Jamor, será a terceira final da carreira do magiar de 26 anos.
“Tem sido muito duro. Este foi o meu primeiro longo encontro desde que voltei da lesão. Muito diferente do que quando jogava torneios atrás de torneios. Agora joguei partidas de dois sets, relativamente rápidas. Este foi muito exigente para as minhas pernas e para as minhas emoções. Felizmente progredi para regressar fisicamente. Estes embates são bons treinos para o meu corpo”, resumiu Zsombor Piros.
“Sinto déjà vu porque tinha tido problemas com o pé também o ano passado, mas tinham sido três semanas fora e não meses. É especial estar na final. Tenho de estar pronto para ter sorte também, mas vou dar tudo para ganhar o troféu. Ele é o Del Potro dos Challenger”, rematou Piros, referindo-se ao adversário Rodesch com quem vai discutir a final, este domingo, às 11.00 horas.
Portugal está inserido no Grupo I da Zona Europa-África
Dupla formada por Hugo Nys e Edouard Roger-Vasselin venceu por 6-4 e 7-6 (7-2)
Ainda hoje, Francisco Cabral vai fazer a sua estreia ao lado do britânico Joe Salisbury
Tenista checa derrotou a húngara Panna Udvardy com reviravolta na final
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Encarnados conquistam prova de infantis e o avançado sagrou-se melhor marcador da prova (9 golos) e melhor jogador
Técnico do Atlético Ottawa pediu um 'challenge', tentando reverter um penálti contra a sua equipa
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
A 1.ª Liga polaca tem sido pautada por um equilíbrio tremendo e há quem esteja simultaneamente a lutar pela Europa... e para não descer