O Campeonato Europeu de Triatlo Multisport, realizado em Coimbra em junho de 2024, foi o grande vencedor na categoria “Melhor Evento de Triatlo da Europa”, nos prémios anuais da União Europeia de Triatlo (ETU). Estes “Óscares” do Triatlo Europeu foram entregues na gala anual da organização, que decorreu esta sexta-feira, em Istambul, Turquia.
De acordo com a organização, o evento, "o maior da modalidade alguma vez realizado em Portugal, reuniu 4.600 atletas de 40 países e gerou um impacto económico estimado em 3,8 milhões de euros para a região. Durante dez dias, Coimbra tornou-se a capital europeia do triatlo, com provas nas diversas variantes da modalidade e percursos que destacaram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. A organização esteve a cargo da Multisport Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a União Europeia de Triatlo".
Ricardo Lacerda, Mauro Azevedo e Rui Silva, da Multisport Portugal, e o vereador Carlos Lopes, da Câmara Municipal de Coimbra, receberam o galardão na Turquia.
“Este prémio incrível que conquistámos em Istambul nos ‘Óscares do Triatlo’ é o reconhecimento, ao mais alto nível, da qualidade da organização e da capacidade de Coimbra para acolher eventos de escala internacional. É um prémio para toda a cidade”, sublinha Ricardo Lacerda, diretor do evento. “O feedback dos atletas e da União Europeia de Triatlo foi extremamente positivo, e estamos confiantes de que foi apenas o primeiro passo num percurso sustentado, que tem como meta consolidar Coimbra como uma referência no circuito mundial do Triatlo. O nosso objetivo é, em breve, trazer novos campeonatos europeus e mundiais, com todos os benefícios económicos que isso traz para a cidade”, acrescenta.
Triatleta português cumpriu a prova na China em 01:41.17 horas
Português terminou a prova em 1:46.13 horas. Suíço Max Studer sagrou-se campeão
Corrida foi ganha pela belga Jolien Vermeylen
Alexander Stubb alinhou numa prova Sprint em Joroinen
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0