_
O triatleta português Pedro Gaspar foi suspenso por três anos, por ter testado positivo por mesterolona, após ter sido oitavo no Campeonato do Mediterrâneo, informou esta 2.ª feira a Agência Internacional de Testes (ITA).
"A ITA, em nome da World Triathlon, confirma que o triatleta Pedro Gaspar aceitou as consequências pela sua violação nas normas antidopagem", lê-se no comunicado da agência.
De acordo com a ITA, a amostra recolhida durante um teste em competição, em 29 de junho de 2025, data em que o português foi oitavo no Campeonato do Mediterrâneo de triatlo, deu positivo para mesterolona, um esteroide anabolizante proibido pela Agência Mundial Antidopagem.
"Devido à precoce admissão da violação das regras antidopagem, o atleta beneficia de uma redução de um ano do seu período de inelegibilidade. [...] O período de sanção de três anos decorre entre 31 de julho de 2025 e 30 de julho de 2028", indica a agência de testagem internacional.
Adicionalmente, indica a ITA, os resultados individuais do triatleta são anulados desde a data da recolha da amostra até ao início da sua suspensão provisória, em 31 julho de 2025.
Triatleta português testou positivo por mesterlona
Vitória sorriu ao francês Vincent Luís pelo segundo ano consecutivo
Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado até 2036
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Autoridades estão à procura dos responsáveis
Internacional português assinou um contrato de uma temporada com o clube do Cazaquistão