A seleção portuguesa de voleibol perdeu esta segunda-feira por 3-1 com a campeã Sérvia, para o grupo A do Europeu'2021, em Cracóvia, na Polónia, numa partida em que poupou alguns jogadores para o jogo com a Grécia.
Com uma formação inicial sem a maioria dos titulares, exceção feita a Hugo Gaspar e ao líbero Ivo Casas, Portugal foi presa fácil para as garras da Sérvia, apesar da boa réplica no terceiro set, e perdeu por 25-15, 25-21, 22-25 e 25-17.
A Sérvia ascendeu, à condição, à liderança do grupo, com 10 pontos, mas mais um jogo do que a anfitriã e bicampeã mundial Polónia, segunda com oito, que ainda hoje defronta a Bélgica, que segue com a Ucrânia nas posições seguintes, com quatro pontos.
Portugal ocupa o quinto posto, com três pontos - fora dos lugares de acesso aos oitavos de final -, e concentra todas as atenções no último jogo da fase de grupos na quarta-feira com a Grécia, sexta e última classificada, com um, que pode valer a qualificação.
O grupo A integra as seleções da Polónia (bicampeã mundial), Sérvia (campeã europeia), Portugal, Bélgica, Ucrânia e Grécia, sendo que os quatro primeiros classificados apuram-se para os oitavos de final (fase a eliminar).
A fase final do Europeu'2021, que principiou em 1 de setembro e termina a 19, decorre repartida por quatro países - Polónia (grupo A), Republica Checa (B), Finlândia (C) e Estónia (D) - e envolve a participação de 24 seleções.
Por LusaEstão completos os oitavos de final da prova que decorre nas Filipinas
Selecionador analisa desempenho nacional depois do adeus nos oitavos de final
Seleção Nacional faz de tudo para surpreender mas acaba por ceder sem ganhar qualquer set
Sem ceder qualquer set
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro