A seleção portuguesa de voleibol de Sub-18 venceu esta sexta-feira a Ucrânia, por 3-0, na terceira jornada do Campeonato da Europa da categoria, a decorrer até 21 de julho, em Sófia e Plovdiv, na Bulgária.
O primeiro triunfo de Portugal no Grupo I, após ter perdido na quarta-feira na estreia frente à anfitriã Bulgária e na quinta-feira com a Sérvia, em ambos os jogos por 3-1, foi alcançado pelos parciais de 25-21, 25-20 e 25-23.
A seleção portuguesa entrou forte no primeiro parcial, em que chegou à vantagem de sete pontos aos 10-3, que dilatou para nove, aos 16-7, e 10, aos 18-8, e que lhe permitiu gerir até ao fecho aos 25-21, apesar da reação da Ucrânia.
No segundo set, Portugal esteve em desvantagem pela primeira vez no encontro no primeiro ponto, mas de imediato recuperou a liderança, aumentando a vantagem para uma média de três até aos 16-16, alcançado com um parcial de 3-0 por parte dos ucranianos.
Portugal, mais eficaz em todas as ações de jogo e a cometer menos erros, voltou a abrir no marcador para uma vantagem de quatro pontos, aos 21-17, com um parcial de 3-0, que geriu até ao fecho do parcial, aos 25-20.
O terceiro e último set, um pouco pelo cansaço acumulado pelo terceiro jogo em três dias, foi mais equilibrado, com a Ucrânia a liderar até aos 6-4 e sucessivas igualdades até aos 22-22 (9-9, 11-11, 16-16 e 20-20).
Na parte final do parcial, a seleção portuguesa foi mais forte e chamou a si a vitória no encontro, por 25-23, que lhe permitiu subir, à condição, ao quinto lugar do grupo, liderado por Polónia, Bulgária e França.
Ricardo Pedrosa, com 20 pontos, e Francisco Pinho, com 16, foram os principais pontuadores da seleção portuguesa, tendo Artem Riazanov, com 15, estado em evidência no conjunto ucraniano.
A seleção lusa, que folga no sábado, prossegue a sua participação na fase final do Europeu de sub-18 no domingo frente à França, após o que defronta as seleções da Áustria (segunda-feira), Polónia (quarta-feira) e Finlândia (18 de julho).
Os dois primeiros classificados de cada um dos dois grupos apuram-se para as meias-finais, a decorrer em 20 de julho em Sófia. A final e o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares tem lugar a 21 de julho, igualmente na capital búlgara.
Equipa verde e branca conquista quinto troféu
Técnico dos encarnados aponta para um campeonato equilibrado com o rival
Técnico leonino destaca entrada que permitiu à equipa gerir o jogo
Leões erguem troféu em Loulé no primeiro dérbi do ano. Mais uma Supertaça para os verdes e brancos a somar às já celebradas pelo futsal, andebol e hóquei
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos