Grupo Pestana quer entrar na Arábia Saudita com a marca CR7 e antecipa recorde de lucro

Pestana CR7 expande-se para a Arábia Saudita, após lucro recorde
• Foto: Hélder Santos

O Pestana quer entrar na Arábia Saudita com a marca Pestana CR7, aproveitando a popularidade do futebolista Cristiano Ronaldo, quando o grupo hoteleiro antecipa um novo recorde de lucros, disse à Lusa o administrador José Roquette.

O grupo Pestana conta já com mais de 100 hotéis em 16 países, incluindo seis em parceria com Cristiano Ronaldo.

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"O objetivo é desenvolver mais alguns no âmbito desta parceria, e é claro que estando o Cristiano agora baseado nesta parte do mundo [como jogador do Al-Nassr], faz todo o sentido tentarmos desenvolver algum projeto em conjunto com ele", adiantou, em declarações à Lusa em Riade, o responsável pelo Desenvolvimento do grupo Pestana.

Uma possível 'porta de entrada' neste país do Médio Oriente é o King Salman Park, que será o maior parque urbano do mundo, na capital saudita.

O grupo Pestana assinou hoje em Riade um memorando de entendimento com um consórcio liderado por uma empresa saudita, a Retal, juntamente com a Asasat e a Bareeq (esta, do Bahrein), e que está entre os cinco finalistas num concurso para uma parte do futuro parque.

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"A proposta do consórcio tem várias componentes nas quais nós não estamos envolvidos, mas terá também um hotel a desenvolver", comentou Roquette.

A resposta das autoridades sauditas deverá ser conhecida durante o primeiro trimestre de 2026 e, a concretizar-se, será o sétimo hotel Pestana CR7.

"Estamos otimistas porque o consórcio é muito bom, e além disso, achamos que a marca Pestana CR7 vem acrescentar muito valor", referiu.

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O futebolista português tem "uma popularidade à escala global", e, para apostar no Médio Oriente, "é a marca certa, com o parceiro certo, no local certo", salientou o administrador.

Roquette afirmou que os hotéis Pestana CR7 "correm muitíssimo bem" e que a parceria entre o grupo hoteleiro e o jogador "é muito saudável".

Caso o projeto do King Salman Park não se concretize, o memorando de entendimento hoje assinado prevê que a empresa do setor imobiliário Asasat continue à procura de oportunidades no país.

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O grupo hoteleiro, que ainda não está presente no Médio Oriente, admite também investir no Dubai e Abu Dhabi.

"Neste momento, as nossas grandes áreas de desenvolvimento dentro do grupo Pestana são a Europa e os Estados Unidos [com projetos em Paris (marca Pestana CR7), Bruxelas e Orlando], mas naturalmente não queremos perder a oportunidade de abrir uma frente aqui no Médio Oriente", salientou.

Este passo, adiantou, surge "no momento em que o grupo Pestana está com mais força que nunca".

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"Vamos ter resultados excecionais recorde este ano. Têm sido anos turísticos muito bons depois da covid e chegamos a esta fase de uma eventual entrada no Médio Oriente com um músculo financeiro e uma fluidez que jamais tivemos", comentou.

Sem querer adiantar valores, uma vez que o ano de 2025 ainda não terminou, José Roquette antecipa "resultados muito bons em todas as regiões" em que o grupo está presente.

No ano passado, o grupo teve receitas na ordem dos 651,5 milhões de euros, mais 17% do que em 2023.

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A assinatura do acordo, hoje, decorreu no âmbito de uma visita oficial de dois dias do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, à Arábia Saudita, acompanhado por uma missão empresarial com mais de 50 empresas portuguesas, e durante a qual se reuniu com vários membros do Governo saudita.

O programa também incluiu um fórum empresarial e a reunião da sétima comissão mista Arábia Saudita Portugal.

*** A agência Lusa viajou a convite do Ministério da Economia ***

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Por Lusa
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