Museu PortoCartoon abre com exposição dedicada a Cristiano Ronaldo

Foto: Lusa/EPA
Foto: Lusa/EPA
Foto: Lusa/EPA

1/3

Espaço no Palácio das Artes acolhe ainda um trabalho sobre Greta Thunberg

A cidade do Porto ganha este sábado um novo museu dedicado à arte da caricatura chamado PortoCartoon, que abre no histórico Palácio das Artes com as exposições "Limpar o Planeta", "Greta Thunberg" e "Ronaldo".

Uma raquete, um tampo de sanita, um colete de salvação, redes de pesca, uma bota de borracha, uma sapatilha preta e uma boneca de cabelos loiros são alguns dos objetos expostos em "Limpar o Planeta", a primeira exposição do novo Museu PortoCartoon, que tem um acervo internacional de mais de 20 mil caricaturas do legado do PortoCartoon World Festival.

PUB

Os objetos para a exposição "Limpar o Planeta" foram recolhidos em praias do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos e mostram o lixo que um peixe poderia encontrar no fundo do mar.

"Limpar o Planeta", a primeira exposição do novo Museu PortoCartoon, tem a particularidade de se localizar numa sala revestida com ferro e que chegou a ser o antigo cofre do Banco de Portugal, pois o histórico edifício do Palácio das Artes no Largo de São Domingos foi durante vários anos a filial do antigo Banco de Lisboa, na origem do Banco de Portugal.

"Nesta exposição, o humor funciona como uma lupa sobre os absurdos da nossa relação com o ambiente: desde a compulsão pelo plástico descartável até às promessas políticas tão verdes quanto o asfalto", lê-se no dossiê de imprensa entregue aos jornalistas.

PUB

Em entrevista à Lusa, no âmbito da inauguração do novo museu, Manuel Fernando, juiz presidente da Irmandade dos Clérigos, explica que o Museu Porto Cartoon "pretende ser um espaço aberto para todos", mas também tem a ambição de se "internacionalizar".

"Eu via com imenso gosto ter uma exposição de caricaturas do Ronaldo na Argentina, pela piada que poderia ter naturalmente", lançou Manuel Fernando, explicando que as exposições temporárias são para levar também aos públicos que estejam em instituições hospitalares, lares de idosos, misericórdias, entre outros.

O novo museu PortoCartoon vai também inaugurar, este sábado, dia 08, duas exposições temporárias.

PUB

"Greta Thunberg" é o nome da segunda exposição que o visitante vai poder ver no novo museu. Alia a arte da caricatura ao mundo da jovem ativista, desde a sua greve escolar solitária em Estocolmo (Suécia) até aos momentos marcantes que a transformaram numa voz global pela justiça climática.

A segunda exposição temporária chama-se "Ronaldo" e apresenta várias caricaturas do consagrado jogador português de futebol.

Neste mostra, a arte da caricatura torna-se numa lente sobre o universo de Cristiano Ronaldo, acompanhando a sua viagem desde os primeiros pontapés na bola, na Ilha da Madeira, onde nasceu, até aos momentos que o consagraram como um "ícone global do desporto".

PUB

Questionado sobre o porquê de criar um novo museu na cidade do Porto, Manuel Fernando considera que havia "uma certa lacuna" em termos de conteúdos relacionados com a caricatura e o humor gráfico "na cidade do Porto e até no país".

"Não há nada do género. Havia no Museu Nacional da Imprensa, mas por várias dificuldades que agora não interessa elencar, o espaço fechou e não está exposto ao público. Entendemos que era uma pena, quase uma perda irreparável numa altura em que há também esta disponibilidade para olhar para a realidade e, num tempo tão cinzento, tão intolerante, importa olhar para a realidade e ter aqui uma forma de a ler e de ela nos fazer pensar dum jeito diferente".

Segundo Manuel Fernando, o Museu do Cartoon, além de querer resgatar uma imagem de qualidade do Porto Cartoon, pretende dar uma nova vida aos trabalhos, cujos direitos de propriedade têm durante 20 anos.

PUB

O novo museu nasce duma parceria entre a Torre dos Clérigos, Museu Nacional da Imprensa e o PortoCartoon e tem como missão "promover, preservar e valorizar o cartoon enquanto forma de expressão artística e crítica social, criando uma plataforma dinâmica de diálogo entre a arte, o humor, a cultura, o turismo e os grandes temas do mundo contemporâneo", indica no dossiê de imprensa.

O novo museu teve um orçamento inicial de cerca de 50 mil euros, cujo investimento foi repartido entre a Irmandade dos Clérigos e entidades privadas, mas depois acrescentam-se os custos de aluguer do espaço, manutenção do museu e o pagamentos dos trabalhadores no museu, explicou Manuel Fernando.

Os bilhetes para o novo museu variam entre os três euros, para as crianças, quatro euros, para maiores de 65 anos, e cinco euros, para adultos, mas no sábado, no dia da abertura ao público, a entrada vai ser livre, confirmou à Lusa Manuel Fernando.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de O diário de CR7 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB