_

Momentos decisivos

Momentos decisivos

Contra factos não há argumentos. O FC Porto não tremeu nos jogos mais importantes da Liga e venceu na casa de dois adversários diretos na corrida para o título. Desta forma, os dragões colocaram-se em posição privilegiada para garantir o bicampeonato. Com o Sp. Braga praticamente afastado, o Benfica ainda tem uma palavra a dizer, mas terá de superar, esta noite, um rival que se fez gigante na Europa: o Sporting.

A história do campeonato serve de exemplo. Tudo pode acontecer de uma jornada para a outra, pelo que a luta ainda não acabou. Nas últimas seis jornadas, a 1.ª Liga teve três líderes diferentes. O Benfica deixou escapar uma vantagem de cinco pontos, o Sp. Braga era primeiro há duas jornadas e o FC Porto já “tropeçou” e voltou a recuperar o trono.

PUB

Perante o equilíbrio entre o trio da frente, no que respeita à qualidade do futebol, aquele que conseguir ser mais regular nesta reta final sairá vencedor. E isso inclui os jogos entre os candidatos, que estão a ser decididos por pormenores. Já o tinha acontecido na vitória do Benfica sobre o Sp. Braga na Luz, e voltou a passar-se na visita do FC Porto à cidade dos arcebispos.

Sem praticarem um grande futebol, mas demonstrando personalidade e segurança, os dragões foram eficazes e aproveitaram um erro dos guerreiros do Minho para saírem da Pedreira com uma vitória importantíssima. Numa jogada semelhante à do golo portista, Hugo Viana não conseguiu bater Helton. O FC Porto teve a estrelinha do seu lado, mas trabalhou para isso e teve mérito na forma como neutralizou as principais unidades dos bracarenses.

Há partidas em que a capacidade individual dos jogadores faz toda a diferença. Quim fez um bom jogo e protagonizou uma defesa impressionante. Otamendi foi imperial na defesa azul e branca. Miguel Lopes revelou a Paulo Bento que é opção para a Seleção. E Hulk voltou a mostrar por que é o melhor jogador da Liga. Sem estar a fazer uma época tão brilhante como no ano passado, o brasileiro é um fora-de-série, quase sempre decisivo e predestinado a altos voos. Jogadores como ele ajudam a ganhar títulos.

PUB

Quanto ao Sp. Braga, a equipa claudicou no momento em que defrontou os dois adversários diretos. Talvez por ainda não estar habituada a estas andanças, a equipa não deu continuidade às 13 vitórias consecutivas que tinha obtido antes. Mas a postura dos bracarenses nos dois jogos foi louvável. Jogaram para ganhar e poderiam ter tido outra sorte. Está a nascer um quarto grande e só lhe falta a conquista de títulos.

A vitória do FC Porto em Braga não dá outra hipótese ao Benfica: tem de ganhar o dérbi em Alvalade para manter as aspirações do título intactas. Caso isso não aconteça, e embora nada fique decidido, o favoritismo no campeonato penderá mais para os dragões. O Benfica vem de uma eliminação da Champions que vendeu bem cara. As águias mereciam outros resultados nos jogos contra o Chelsea e prometem estar ao seu melhor nível esta noite.

Do outro lado estará um Sporting motivado e apostado em mostrar que a diferença pontual entre as duas equipas na classificação não correspondem à sua real valia. Os leões estão motivados pelo brilharete na Liga Europa. Esta equipa está a crescer e vale a pena sonhar, agora e no futuro. Têm jogadores para isso.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB