_
Pepe é luso-descendente, mas mais parece "luso-português", é o brasileiro com que eu mais simpatizo, um grau de humildade incrível, uma capacidade de se adaptar à mentalidade do nosso país, parece que foi sempre português e para os portugueses, em geral, é português por adopção. Não interessa onde nasceu (Maceió, Brasil), é dos nossos, é um dos melhores defesas centrais do Mundo, canta o hino português de uma forma entusiástica que faz ver a muitos jogadores portugueses. Notabilizou-se no Porto, de seguida foi para o Real Madrid onde o mandaram embora de uma forma absurda e ficou provado que ainda tinha lugar naquela defesa. No Besiktas, as coisas não estavam a correr mal, mas os problemas financeiros obrigaram-no a rescindir tendo em conta o seu elevado salário. Contudo antes de sair teve uma atitude altruísta pagando salários ao cozinheiro e cuidadores da relva. Esperamos vê-lo jogar nos próximos tempos para bem da selecção de Portugal. Eu no lugar dele tentava a Premier League tem lugar em qualquer equipa.
Mourinho que teve alguns problemas com Pepe no Real Madrid foi despedido do Manchester United, o que me surpreendeu. Mourinho não é pessoa de deixar que condicionem a sua vida, antes que o mandassem embora, analisada os prós e contras e saía pelo seu próprio pé.
A estrela de Mourinho já não cintila como outrora, mas ainda é um treinador de topo, a sua personalidade avassaladora impressiona pela capacidade notável de arranjar inimigos.
Mas, Mourinho com 55 anos ainda não se vai reformar e não está acabado, depois desta demissão, pode parar algum tempo, mas só lhe apetecer, não lhe faltam convites, pode reinventar-se e voltar à ribalta. Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo, é responsável pelo que se passou no Manchester United, mas os jogadores não estão isentos de culpas.
Mourinho revolucionou o mundo do futebol não nos podemos esquecer a forma como conquistou a Champions com o Porto, algo que não voltamos a ver, ou com o Inter de Milão que levava 45 anos sem vencer nada, ou o Chelsea de Drogba.