_

Nuno Félix
Nuno Félix Scout internacional

Gyökeres: a última dança em Alvalade

Este sábado, Alvalade prepara-se para sofrer e por fim festejar, mas a derradeira razão para muitos adeptos leoninos irem assistir à última jornada da Liga será para presenciarem a exibição final de Viktor Gyökeres no campeonato português. O carismático avançado sueco, que chegou a Lisboa em julho de 2023 proveniente do Coventry City por 20 milhões de euros, entre algum espanto e dúvidas sobre tamanho investimento num jogador proveniente de uma liga secundária, tornou-se rapidamente na figura central no ataque leonino. 

Com 52 golos e 15 assistências em 48 jogos nesta temporada, Gyökeres não só lidera a lista de melhores marcadores da Liga Portugal com 38 golos em 30 jogos, mas também é o principal candidato à Bota de Ouro, um feito raro para um jogador fora das cinco principais ligas europeias e inédito na era moderna deste troféu.

PUB

Fernando Gomes (FC Porto) na época 1982/83 conquistou o troféu com 36 golos (quando ainda contava apenas o número de golos marcados). Mário Jardel (FC Porto e Sporting) foi vencedor da Bota de Ouro em duas ocasiões (1998/99 e 2001/02), mas apenas a de 2001/02 foi conseguida ao serviço do Sporting, quando marcou 42 golos no campeonato português. É verdade que Benfica, Sporting e FC Porto têm regularmente goleadores entre os melhores marcadores europeus, mas raramente a conseguem vencer devido à ponderação da UEFA (Portugal vale 1,5 pontos por golo, ao contrário dos 2.0 das ligas top 5). Viktor Gyökeres esta época (2024/25), com 38 golos em 30 jogos da Liga Portugal até à última jornada, tem 57 pontos (38 x 1.5) na disputa pela bota que todos os avançados querem ter. No entanto, terá de competir com avançados das grandes ligas europeias cujo coeficiente de golo é de 2.0. e nalguns casos (Premier League e La Liga) têm mais 4 jornadas.

Se Gyökeres vencer, será o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro em Portugal na era moderna da UEFA (com pontuação ponderada).

A sua capacidade de finalização, aliada à sua agressividade natural com bola e impressionante presença física, permitiu-lhe ser eficaz tanto dentro como fora da área. Além disso, a sua versatilidade tática e dedicação defensiva tornaram-no no jogador indispensável no esquema de Rui Borges, sendo que hoje é um jogador muito mais completo do que aquele que chegou às mãos de Ruben Amorim.

PUB

O impacto de Gyökeres vai para além dos números. A sua ética de trabalho, liderança e carisma conquistaram adeptos e colegas de equipa, tornando-o um verdadeiro símbolo do clube durante a sua estadia.

A sua comemoração da máscara com os dedos entrelaçados ficará para a posteridade.

Com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, é de esperar que o sueco se transfira para o Arsenal por cerca de 70 milhões de euros, tornando-se uma das maiores vendas da história do Sporting. 

PUB

E enquanto os adeptos preparam a despedida, resta celebrar a contribuição inestimável de Gyökeres ao Sporting e à Liga Portugal. A sua última dança em Alvalade será, sem dúvida, um momento carregado de gratidão por parte de todos os sportinguistas, mas também por parte de todos os apreciadores do futebol.

É de mais jogadores com este impacto e qualidade que a Liga Portugal precisa.

Por Nuno Félix
7
Deixe o seu comentário
PUB
PUB