Nathan Drake é uma figura icónica no universo dos videojogos. Ao longo dos anos, a narrativa dos vários títulos da saga da Naughty Dog tem-se apoiado na alma delicodoce do herói, que intercala entre o registo guerreiro, essencial para este tipo de propostas nos videojogos, com o registo "sou um pai de família honrado e sério".
E é precisamente esta dicotomia que tem granjeado a Drake uma verdadeira legião de fãs e um inusitado sucesso da franquia, que já ultrapassou as barreiras do universo dos videojogos, arriscando caminhadas no cinema, nos jogos de tabuleiro, na arte e por aí fora.
De resto, a imagem de tipo simpático que não parte um prato, que galanteia senhoras com aquele olhar matador, intercalado com o homem que domina a arte da guerrilha e que consegue "voar" com uma corda, dá-lhe uma aura de MacGyver à qual ninguém fica indiferente, tal como também ninguém ficava indiferente com o herói mansinho interpretado por Richard Dean Anderson nas décadas de 80 e 90.
E não se pense que este carinho popular é comum a todos os heróis da indústria. Lara Croft também tem uma aura muito positiva e é bastante consensual, mas aparece sempre alguém a dizer que ela não devia andar com roupa tão decotada ou que é "uma estúpida", só por ser bela e perfeita. Todos gostamos do Agente 47 de Hitman, mas alguns acham que é demasiado sério. E por aí fora… Até o simpático Crash Bandicoot tem delatores e é só um boneco tonto que anda aos saltos.
Contudo, no caso de Nathan Drake, fora um ou outro "é demasiado mole", há pouco a criticar. Mérito da equipa que tratou da narrativa do jogo e que mais recentemente se viu na "obrigação" de afastar o herói da sua própria saga.
Em Lost Legacy vamos contar com uma dupla feminina, composta por Chloe e Nadine. E de Drake nem sinal. Não será este um tiro no pé da Naughty Dog? E se os seguidores da franquia não engraçarem com as miúdas?
Este foi um risco muito bem calculado e, por isso, quem domina o projeto acredita que ninguém dará pela falta de Nathan Drake.
"Sentimos que conseguimos concluir bem a história no Uncharted 4. Queriamos encontrar um novo lote de personagens que tivessem capacidade de continuar o legado do Uncharted", assume Shaun Escayg, diretor criativo do jogo.
O "chefe" Kurt Margenau, diretor do jogo, até foi mais longe: "Queremos que os fãs entendam que o Uncharted é maior do que o Nathan Drake."
A 22 de agosto vamos perceber se a coisa funciona ou não de forma correta sem o homem do olhar subtil, mas uma coisa é certa – este passo da Naughty Dog é vanguardista e, caso funcione conforme previsto, mostrará que apesar de terem "morto" uma personagem icónica, a saga vive por si própria e ai ficarão garantidos mais dois ou três episódios futuros das franquia.
Segue o Record Gaming no Facebook - https://www.facebook.com/RecordGamingPT
Envia as tuas questões para – joaoseixas@record.pt
Por João SeixasMais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo