Uncharted: O risco de afastar Nathan Drake

Lost Legacy não conta com o herói icónico

Nathan Drake é uma figura icónica no universo dos videojogos. Ao longo dos anos, a narrativa dos vários títulos da saga da Naughty Dog tem-se apoiado na alma delicodoce do herói, que intercala entre o registo guerreiro, essencial para este tipo de propostas nos videojogos, com o registo "sou um pai de família honrado e sério".

E é precisamente esta dicotomia que tem granjeado a Drake uma verdadeira legião de fãs e um inusitado sucesso da franquia, que já ultrapassou as barreiras do universo dos videojogos, arriscando caminhadas no cinema, nos jogos de tabuleiro, na arte e por aí fora.

De resto, a imagem de tipo simpático que não parte um prato, que galanteia senhoras com aquele olhar matador, intercalado com o homem que domina a arte da guerrilha e que consegue "voar" com uma corda, dá-lhe uma aura de MacGyver à qual ninguém fica indiferente, tal como também ninguém ficava indiferente com o herói mansinho interpretado por Richard Dean Anderson nas décadas de 80 e 90.

E não se pense que este carinho popular é comum a todos os heróis da indústria. Lara Croft também tem uma aura muito positiva e é bastante consensual, mas aparece sempre alguém a dizer que ela não devia andar com roupa tão decotada ou que é "uma estúpida", só por ser bela e perfeita. Todos gostamos do Agente 47 de Hitman, mas alguns acham que é demasiado sério. E por aí fora… Até o simpático Crash Bandicoot tem delatores e é só um boneco tonto que anda aos saltos.

Contudo, no caso de Nathan Drake, fora um ou outro "é demasiado mole", há pouco a criticar. Mérito da equipa que tratou da narrativa do jogo e que mais recentemente se viu na "obrigação" de afastar o herói da sua própria saga.

Em Lost Legacy vamos contar com uma dupla feminina, composta por Chloe e Nadine. E de Drake nem sinal. Não será este um tiro no pé da Naughty Dog? E se os seguidores da franquia não engraçarem com as miúdas?

Este foi um risco muito bem calculado e, por isso, quem domina o projeto acredita que ninguém dará pela falta de Nathan Drake.

"Sentimos que conseguimos concluir bem a história no Uncharted 4. Queriamos encontrar um novo lote de personagens que tivessem capacidade de continuar o legado do Uncharted", assume Shaun Escayg, diretor criativo do jogo.

O "chefe" Kurt Margenau, diretor do jogo, até foi mais longe: "Queremos que os fãs entendam que o Uncharted é maior do que o Nathan Drake."

A 22 de agosto vamos perceber se a coisa funciona ou não de forma correta sem o homem do olhar subtil, mas uma coisa é certa – este passo da Naughty Dog é vanguardista e, caso funcione conforme previsto, mostrará que apesar de terem "morto" uma personagem icónica, a saga vive por si própria e ai ficarão garantidos mais dois ou três episódios futuros das franquia.

Segue o Record Gaming no Facebook - https://www.facebook.com/RecordGamingPT  

Envia as tuas questões para – joaoseixas@record.pt 

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias
Notícias Mais Vistas