Marca que em 2025 já colocou no mercado modelos que rapidamente ganharam o seu espaço, como as Cielo X1 2.0, Clifton 10 ou Mafate X, a HOKA continua fortemente ativa neste verão e nas últimas semanas colocou à venda mais três sapatilhas que prometem satisfazer as necessidades de todo o tipo de corredor. Seja os amantes do trail, como quem corre no asfalto ou, até, quem combina as duas superfícies no mesmo treino. Há mesmo uma opção para todos os gostos nestes últimos lançamentos.
Comecemos pela opção mais centrada no asfalto, as Arahi 8. Com 276 gramas no 44 masculino e 229g no 40 feminina - e 160€ de preço de lançamento -, é um modelo com 8mm de drop pensado para atletas que necessitam de maior suporte na pisada, os chamados pronadores. Conta com a tecnologia estabilizadora H-Frame, uma malha de dupla camada jacquard e uma meia sola 100% em EVA, moldada em compressão de dupla densidade para permitir uma pisada mais suave e agradável.
Num campo intermédio, para um uso misto, tanto em asfalto como no trail, a HOKA apresentou ainda a oitava versão das Challenger. Com 287g e 230 gramas, respetivamente, apresenta também um drop de 8mm e é a aposta da marca para quem quer fazer treinos que combinam diferentes condições e pretende ter bons desempenhos em ambas. Têm um ajuste melhorado, oferecendo um conforto e controlo essencial para enfrentar terrenos de diferentes condições. Contam com uma meia-sola com superfície aumentada, o que aumenta também o amortecimento e, claro, a sensação de conforto. A sola, um ponto essencial num modelo destes, conta com 'tacos' de 4 milímetros multi-direcionais, o que ajuda a garantir uma experiência de bom nível.
Por fim, mais umas máquinas do trail. No caso as Mafate 5. Com 332 gramas no 42 masculino e 286 no 40 feminino, têm um drop de 8mm (o modelo anterior tinha ficado nos 5mm) e estão à venda no nosso país por 190 euros. Contam com a tecnologia Rocker Integrity, que tem como propósito oferecer uma dinâmica de corrida fluida e agradável; sola Vibram Megagrip - com 'tacos' de 5mm -, que é uma garantia de tração máxima; uma meia-sola com espuma supercrítica, que aporta maior responsividade; e ainda um upper melhorado par am melhor ajuste e mais proteção e durabilidade. São um modelo que, com o seu peso acima das 300 gramas, é ideal para longas distâncias, mas sem nunca perder o seu toque de responsividade.
A nossa análise ao modelo de performance da marca francesa
No masculino, Benson Kipruto triunfou ao... photo finish
Temporada de corta-mato arranca a todo o gás
Já os portugueses Carlos Costa e Carla Sousa ficaram em sexto
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar