Já está definida a data na qual o queniano Eliud Kipchoge vai tentar entrar para a história como o primeiro homem a correr a distância da maratona (42,195 quilómetros) abaixo da barreira das duas horas. Intitulado de INEOS 1:59 Challenge, o mega desafio do atleta queniano está marcado para este sábado, numa janela horária entre as 6 e as 9 da manhã (hora da Áustria, menos uma hora em Portugal) - a decisão final nesta matéria será tomada na sexta-feira.
"Analisámos os padrões meteorológicos de Viena e as condições parecem-nos ideais em termos de temperatura, humidade, vento e precipitação para a manhã de sábado. Devemos ter um vento inferior a 2m/seg na zona da partida e uma temperatura entre os 5 e os 9 graus centígrados das 5 às 8 da manhã. Depois dessa hora, a temperatura irá aumentar e a humidade descer. Para conseguirmos avançar com o desafio, necessitamos também um período de 24 horas sem chuva, de forma a manter o percurso totalmente seco, algo que irá acontecer também no sábado", declarou Robby Ketchell, chefe do departamento de análise meteorológica do INEOS 1:59 Challenge.
Definida a data do desafio, segue-se o período final de preparação para Eliud Kipchoge, nomeadamente com uma mudança a nível nutricional, com o 'carb-loading', que passa essencialmente por um período no qual os hidratos de carbono serão a fonte principal da energia ingerida pelo atleta, num procedimento que tem como propósito 'atestar' os depósitos de glicogénio tendo em vista o dia da verdade.
De referir que poderá seguir o INEOS 1:59 Challenge no site de Record, através da transmissão em stream providenciada pela organização do evento.
Detentora do recorde mundial da maratona feminina admitiu uma violação das regras
Modelo da marca norte-americana surge com muitas novidades
Provas correm-se no próximo fim de semana
Marca espanhola é a patrocinadora técnica da prova da Invicta
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos
Jogador do Independiente já veio a público pedir desculpa