Para lá dos tempos feitos pelos vencedores, que se colocaram no terceiro lugar dos mais rápidos de sempre na distância tanto nos homens como nas mulheres, a Maratona de Valência destacou-se principalmente pela profundidade de marcas, que a colocam bem acima das demais, em especial da Maratona de Berlim, uma prova que tradicionalmente é vista como a mais rápida do planeta. E mesmo que a melhor marca de sempre masculina continue na Alemanha, o certo é que os números da prova espanhola contam um outro lado da história: 'esquecendo' o primeiro, em Valência é onde se corre mais rápido. De longe!
Os dados apresentados (recolhidos por @xavi_runner) não enganam, especialmente se olharmos às médias de tempo dos finalistas. Berlim, a prova conhecida por ser a mais rápida pelo feito de Eliud Kipchoge, este ano acabou com 4:12.18 de tempo médio de final nos homens e 4:31.24 nas mulheres. Em Valência, os homens tiveram um tempo de passagem médio na meta de 3:39.30 e as mulheres de 4:00.42. Na verdade, a que mais se aproxima é Boston, uma prova para a qual apenas se apuram quem tem tempos rápidos: 3:45.30 nos homens, 3:59.12 nas mulheres.
Mas o que mais impressiona é mesmo se olharmos em maior detalhe. Analisando os primeiros 10% da classificação, o tempo médio em Valência foi de 2:38.54 horas, deixando Boston em segundo, com 2:46.42, e Berlim em terceiro, com 2:53.30. Se ampliarmos a análise aos primeiros 25%, a diferença continua a ser clara: Valencia (2:51.42), Boston (2:58.00) e Berlim (3:11.42).
A percentagem pode dar uma ideia errónea, por isso olhemos também em números absolutos: A média dos 100 primeiros em Valência foi de 2:14.24, ao passo que em Berlim foi de 2:18.12 e em Chicago de 2:19.48. Nos 500 primeiros a média em Valência foi de 2:25.18, deixando ainda mais longe Berlim (2:31.18) e Boston (2:32.54). Se ampliarmos aos primeiros mil, Valência conseguiu ter 2:31.00 de média, superando Berlim (2:37.54) e Boston (2:38.18).
A fechar, um olhar às barreiras horárias que foram superadas, sempre com grande vantagem de Valência, especialmente nos sub 2:30 e 2:45, que têm praticamente o dobro da mais direta concorrente. No sub-3, uma barreira que é batalhada por muitos, Valência consegue encaixar quase 18% dos finishers, qualquer coisa como quase 4.000 corredores.
Um recorde nacional aos... 45 anos
Vamos con las estadísticas de un @maratonvalencia espectacular.
Para ver la dimensión del maratón vamos a compararlo con @berlinmarathon @bostonmarathon @ChiMarathon @LondonMarathon @nycmarathon y @parismarathon
En primer lugar, datos de finishers y participación femenina: pic.twitter.com/fXGhgHVBFY
Por Fábio LimaImpressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Evolução do super trainer da marca francesa deixa-nos muito curiosos...
Vice-campeão olímpico Pedro Pichardo e Isaac Nader são destaques da comitiva
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo