HOKA Mafate X: uma máquina de batalha para as longas distâncias

1/2

O peso é o único grande problema no novo modelo de trail da marca francesa

Ultimamente a HOKA tem sido mais falada pelo que apresenta para a estrada, com as recentes Cielo X1 2.0 como grande bandeira, mas a verdade é que a marca francesa não esquece aquelas que foram as suas principais origens. Foi nos trails que ganhou nome e, anos depois, continua a colocar no mercado modelos pensados para dar o melhor a quem continua a confiar nos seus lançamentos.

Há cada vez mais marcas a apostar no trail e a concorrência é mais forte do que nunca, mas a HOKA tem sabido responder sempre da melhor. Seja como modelos rápidos, já munidos de espumas ultraleves e placas de fibra de carbono, ou então com modelos pensados para longas distâncias, em que o conforto e amortecimento são um pouco mais importantes do que a responsividade.

PUB

É neste último ponto que encaixam estas novas Mafate X, um modelo idealizado para a longa distância, que ganha uma versão premium - aquele X no nome diz tudo. Uma versão premium daquelas que foram, há 15 anos, as suas OG's para o trail. Um legado pesado, mas que as Mafate X sabem suportar.

São essencialmente pensadas, como dissemos para a longa distância, o que praticamente obriga este modelo a ser confortável. As Mafate X não são confortáveis. São ultra confortáveis. Tudo aqui grita conforto, desde o fit das sapatilhas nos pés, até à forma como nos protegem pé ante pé. E se não chegamos nem perto dos 100 quilómetros para tirar as dúvidas, o que fomos lendo de quem as usou nessas distâncias leva-nos a concluir que pouco ou nada perdem com o aproximar dos três digítos.

Visualmente, como a HOKA sempre nos habituou, as Mafate X são agressivas. Têm detalhes que rapidamente nos transportam para as florestas, para os longos trilhos. O upper nota-se que é dos mais resistentes que a marca construiu e também respirável, o que nesta altura do verão se agradece... e muito! No calcanhar, para lá da bem generosa dose de amortecimento, a marca francesa coloca o nome do modelo num lettering algo radical. Quase como quem avisa de que estas sapatilhas não são para coisas normais. É para soltar o nosso lado louco e partir à aventura.

PUB
Gostamos imenso da forma como a HOKA colocou ali a inscrição 'Mafate X'

Aventuras que, normalmente, pedem uma tração de topo. E adivinham? Sim, a HOKA não facilitou. De todo! O composto de sola, com Vibram Megagrip é super aderente ao piso, mesmo com pedras soltas ou terrenos molhados. A durabilidade, aqui falando como previsão, parece-nos estar no ponto perfeito.

Outro ponto importante a falar passa pela forma como se comportam quando têm duas camadas de espuma, para um 'stack' monstruoso de 49mm. Uma altura elevadíssima que poderia tornar este modelo instável, especialmente quando nos deparamos com pisos irregulares. Mas não aqui. Muito por culpa da placa de fibra de carbono em X, que aqui trabalha (ainda) mais para dar estabilidade do que para proporcionar uma maior responsividade. Era mesmo necessário, porque a espuma é suave e, sem ela, tudo se poderia desmoronar.

PUB

Ainda assim, apesar a placa não dar tanta responsividade como poderíamos esperar, a espuma consegue compensar esse desenho algo diferente, entregando um bom retorno de energia a cada passada. Claro que não vão ser ultra responsivas, mas não se ficam nada mal.

Se chegaram até aqui, estarão a pensar que este modelo é perfeito... mas a verdade é que tem os seus pontos negativos. E um deles destaca-se bastante dos demais. A balança não engana. As Mafate X pesam 325 gramas no tamanho 42EU. Um valor que há alguns anos seria normal no mercado do trail, mas que agora já anda quase a 'beijar' o mercado das botas de montanha.

E a verdade é que este número é algo caricato, porque a HOKA conseguiu a proeza de fazer um upper ultra durável, mas ao mesmo tempo bastante leve, e depois usar praticamente 80% do peso global do modelo dali para baixo. Algo falhou...

PUB

Mas, tirando isso, se a vossa aposta são os trilhos longos, ou as ultras de larguíssimas horas em que terreno for, as Mafate X são uma resposta certa. Sim, custam 230 euros. É um valor elevado, mas se há coisa que a HOKA nos habituou foi a lançar modelos de durabilidade elevada e performances muito boas.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Trail running Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB