O evento anual mais aguardado e importante do snooker, o Campeonato do Mundo, dá as primeiras tacadas já nesta quarta-feira, dia 15, e só vai terminar no próximo dia 1 de maio, com a competição a decorrer no Crucible Theatre, em Sheffield, Inglaterra, placo desta competição desde 1977, há precisamente 40 anos, e com acordo para a receber até 2027. Com transmissão televisiva para Portugal via Eurosport, este é um evento que terá uma audiência estimada de 400 milhões de telespectadores.
É altura de o inglês Mark Selby, de 33 anos, provar que é o melhor praticante da atualidade. Para já, volta a ser o maior favorito à conquista do título, ele que é o campeão mundial em título e número um do ranking desde fevereiro de 2015. Aliás, Mark Selby chegará a Sheffield com mais um troféu nas mãos, o Open da China, a última prova da World Snooker antes do Mundial, conquistado na semana passada, em Pequim.
Selby só entra em prova no dia 15, nos 16 avos de final, por beneficiar da entrada direta para esta fase dos 16 melhores do ranking e que são, por ordem, Mark Selby, Judd Trump, Stuart Bingham, Ding Junhui, Shaun Murphy, John Higgins, Barry Hawkins, Marco Fu, Neil Robertson, Allister Carter, Mark Allen, Liang Wenbo, Ronnie O’Sullivan, Kyren Wilson, Anthony McGill e Ryan Day.
Estrela de fora
Fora do evento está o escocês Stephen Hendry, de 48 anos, único heptacampeão mundial da ‘era moderna’ e considerado por muitos como o melhor jogador de sempre. Hendry abandonou a competição em maio de 2012, considerando que a qualidade do seu jogo já não era a mesma. Voltou este ano a tentar a presença no Mundial absoluto, mas não conseguiu qualificar-se, ao perder nas meias-finais do Mundial de seniores, para maiores de 40 anos.
Prova arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria