Está na hora. Depois de um verão de emoções fortes para os portugueses, a Liga regressa. O Benfica, a ‘vestir’ o estatuto de tricampeão, superou a intensa réplica do Sporting, na estreia leonina de Jorge Jesus, na época passada. Agora, as águias vão à procura de algo absolutamente inédito na sua história: o tão desejado tetra, que já fugiu por quatro vezes às mãos encarnadas.
Não deixa de ser curioso que, para fazer a tal festa nunca antes vivida nas hostes das águias, o Benfica tenha de fintar a história. É que o Sporting, que tão determinado está em conquistar o seu primeiro campeonato no quarto ano do mandato de Bruno de Carvalho, foi quem tramou o rival em três vezes. Depois do tri entre 1935/36 e 1937/38, até foi o FC Porto a sagrar-se campeão, antes de os leões entrarem em ação... e por três vezes seguidas.
Tudo começou em 1962/63, quando o Benfica iniciou a construção do seu segundo tri. Em 1965/66, os leões ergueram o troféu, tal como em 1969/70 e 1973/74, sempre depois de os encarnados ficarem à porta do tetra. Como se não bastasse, as águias ainda iniciaram outra série logo depois, mas o FC Porto acabou o sonho em 1977/78.
Chama do dragão
Quem está longe de troféus há muito é o FC Porto. Num jejum nada habitual nos últimos anos, os azuis e brancos partem para a nova época com Nuno Espírito Santo ao leme, em busca de terminar a seca que dura desde agosto de 2013, altura em que os dragões conquistaram a Supertaça frente ao V. Guimarães. Agora, o FC Porto, o único pentacampeão da história do futebol português – ver infografia – lança o ataque ao regresso aos títulos.
Mas a Liga não é feita apenas dos três grandes, com o Sp. Braga, liderado pelo regressado José Peseiro, a comandar, na teoria, a corrida entre o resto do pelotão. Já os promovidos Chaves e Feirense preparam a luta pela sobrevivência.
Por Pedro Gonçalo PintoProva arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar