1/2
A imagem do executivo confortavelmente instalado no banco traseiro de um automóvel, orientando os negócios pelo telefone enquanto o ‘chauffeur’ enfrenta o trânsito é difícil (talvez mesmo impossível) de aplicar no caso do Mercedes AMG E63 S 4MATIC+. E não, não é porque o ‘sedan’ da marca alemã não tenha no interior toda a tecnologia e o requinte devidos a automóvel do segmento ‘premium’. Não, a razão é outra: o eventual dono dará folga ao motorista e sentar-se-á ao volante para desfrutar do Classe E mais potente que a Mercedes já lançou no mercado.
Tranquilo
Curiosamente, e não obstante todo o trabalho da AMG – suspensão desportiva, sistema de distribuição do binário às 4 rodas, caixa automática de 9 velocidades entre outras benesses – na preparação das respostas adequadas à musculatura do V8, o E63 também pode ser um automóvel tranquilo. O modo ‘Comfort’ dá ordem para desativar metade dos cilindros e é assim possível circular em estilo ‘bem comportado’. Um estradista, apenas. Algo que, muito honestamente, parece descabido assim que nos sentamos aos comandos e ligamos o motor. O coração manda, as mãos decidem e o E63 obedece de forma fantástica.
Lição privada
Tração integraL 4Matic+
O sistema de tração integral que equipa o Mercedes E63 é da responsabilidade da AMG e, em síntese, sustenta a tese da marca quando refere que estamos face ao carro "mais inteligente do mundo". Basicamente, o 4MATIC+ adapta-se ao condutor e à forma como este usa o volante e o acelerador, distribuindo o binário de forma variável pelos dois eixos. Sempre com o objetivo de ‘colar’ o carro à estrada, seja ela mais ou menos sinuosa, mais ou menos escorregadia. No limite, o E63 até pode ser um puro... tração traseira.
Porsche renova Cayman
Por Paulo Renato SoaresA Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar