A prova soma 209,22 km, dos quais 82,32 km cronometrados, todos em asfalto, prometendo emoção e competitividade.
A apresentação oficial decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. No dia 29, às 17h15, as equipas desfilam na Rua Luís de Camões, num momento de proximidade com o público. A competição arranca às 18h00 com a primeira passagem por Valongo do Vouga/Macinhata do Vouga (14 km), seguida da super-especial noturna de Águeda (2,33 km), disputada duas vezes: 20h20 e 20h40. Após visita ao parque de assistência na Urbanização Quinta da Alagoa, as viaturas recolhem ao parque fechado no Centro de Interpretação do Rio. No dia 30, pilotos e máquinas regressam à estrada às 10h30 com nova passagem por Valongo/Macinhata. Seguem-se Préstimo (16,61 km) e Águas Serranas (8,22 km) às 11h20 e 12h05. À tarde, repetem-se estes troços às 14h30 e 15h13. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 16h30, no Largo 1.º de Maio, junto ao emblemático Pai Natal gigante, imagem de marca do Natal de Águeda. As inscrições decorrem até 19 de novembro.
A prova é pontuável para os campeonatos Promo de Ralis, Campeonato Centro, Centro 2RM, Taças de Portugal Clássicos e GT, e FPAK Júnior. Carlos Guimarães, presidente do CAST, recordou que «o ano passado estivemos sujeitos a uma organização rápida a decidir. Achamos que tínhamos hipótese de evoluir e, tanto o CAST como a Promolafões, juntamente com alguns pilotos de Águeda, tentámos melhorar o percurso a nível de segurança, abraçando mais freguesias do Município». O dirigente acrescentou: «Por uma questão de segurança, criámos uma prova especial, nomeadamente Valongo do Vouga/Macinhata do Vouga, completamente nova, com 14 quilómetros. O sucesso passa, forçosamente, pelo capítulo da segurança, uma das nossas maiores preocupações para os dois dias de competição».
Edson Santos, vice-presidente e vereador do Desporto, confidenciou que «no ano passado, ainda a prova não se tinha iniciado, e já tínhamos decidido que, este ano, iríamos ter que a fazer de novo, porque havia vontade de várias pessoas e entidades». Sublinhou ainda: «Continuo a achar que o desporto é fundamental para promover o nosso território e trazer as pessoas até nós. Através do desporto temos vindo a trazer projetos fantásticos que fazem com que as pessoas se socializem, pratiquem desporto e melhorem a sua capacidade física».
José Correia, da Promolafões, destacou o projeto Race4Eco: «Nasceu há oito anos e tem por missão sensibilizar para o meio ambiental e a prevenção rodoviária. Levamos os automóveis de competição às escolas, interagimos com as crianças e, no dia da prova, no parque de assistência, desenvolvemos atividades lúdicas com pista de prevenção rodoviária e insufláveis, privilegiando as famílias».
Telmo Simões, da Travocar, afirmou: «A aposta no Águeda Rali Travocar tem todas as vantagens para a nossa empresa, mas sobretudo porque estamos na nossa terra. A nossa cidade já tem bicicletas, ténis, futebol, ginástica e quase todos os desportos com bola, assim como motos. Só faltava o cheirinho das quatro rodas». Jorge Almeida, presidente da Câmara, encerrou garantindo: «Não há dúvidas de que se vão repetir as imagens do ano passado. O rali, associado ao Natal de Águeda, trouxe uma moldura humana fantástica».
A organização, Município, freguesias, GNR, Bombeiros e seguranças preparam um plano rigoroso, com monitorização permanente, viaturas médicas em cada especial, ambulâncias, meios de combate a incêndios e desencarceramento. A aposta é a segurança primeiro.
A prova soma 209,22 km, dos quais 82,32 km cronometrados, todos em asfalto, prometendo emoção e competitividade.
64% DAS PESSOAS GOSTARIAM DE FAZER MAIS REFEIÇÕES À MESA COM A FAMÍLIA
Com pratos perfeitos para a nova estação
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra