Nova SBE conquista financiamento do Conselho Europeu de Investigação para estudar o impacto da literacia financeira na população ativa
Carcavelos, 17 de junho de 2025 — A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) reforça a sua posição de liderança na investigação científica na Europa, ao manter-se como a única instituição nacional a obter financiamento do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) nas áreas de economia, finanças e gestão (painel SH1 – Individuals, Markets and Organisations).
O projeto FINANCEforALL, liderado por Miguel Ferreira, Professor Catedrático e Vice-Dean da Nova SBE, foi distinguido com uma ERC Advanced Grant, a primeira atribuída em Portugal neste painel. O estudo visa avaliar o impacto da formação em literacia financeira junto da população ativa portuguesa, analisando não só os efeitos diretos sobre o conhecimento e comportamento financeiro dos indivíduos, mas também os impactos indiretos nos seus colegas de trabalho, empresas e economias locais.
“A
educação financeira é essencial para o bem-estar das famílias e a resiliência
das economias. Este projeto vai permitir, pela primeira vez, compreender de
forma rigorosa e em larga escala os efeitos reais da literacia financeira no
contexto laboral e territorial.”
— Miguel
Ferreira, Investigador Principal do projeto FINANCEforALL
Com um desenho experimental inovador, que envolve intervenções de grande escala a nível de municípios, empresas e trabalhadores, o projeto combina dados de inquéritos recolhidos durante as experiências com fontes administrativas únicas — incluindo registos de crédito, impostos, propriedade e transações bancárias — para medir os efeitos de curto e longo prazo em áreas como ativos, rendimento, consumo, poupança, emprego e empreendedorismo. Para este efeito o projeto conta como parceiros o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística.
Este será o primeiro estudo a nível internacional a analisar os efeitos diretos e colaterais da educação financeira no local de trabalho, oferecendo novas perspetivas sobre o seu impacto económico e social. Este estudo permite alargar o programa gratuito de literacia financeira “Finanças para Todos”, desenvolvido pela Nova SBE com o apoio da Fidelidade, às empresas nacionais e em particular às PME.
“Esta
distinção confirma a excelência da investigação realizada na Nova SBE, bem como
o seu compromisso com temas que fazem a diferença na vida das pessoas e na
sociedade.”
— Reitoria
da Universidade NOVA de Lisboa
Esta é a terceira bolsa atribuída pelo ERC a projetos da Nova SBE, após as bolsas conquistadas por Miguel Ferreira (ERC Starting Grant, 2012) e Alex Armand (ERC Starting Grant, 2021). Esta nova distinção reconhece o percurso excecional de Miguel Ferreira, cuja investigação em finanças tem vindo a ser amplamente publicada e premiada a nível internacional.
“O financiamento do ERC é um dos mais prestigiados a nível europeu. Atribuir esta bolsa à Nova SBE é um reconhecimento da relevância global da investigação que aqui se faz e um orgulho para Portugal.”
— Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE
As ERC Advanced Grants destinam-se a investigadores seniores com carreiras científicas consolidadas, permitindo-lhes desenvolver projetos de elevada ambição, com potencial de gerar avanços significativos no conhecimento. Este novo financiamento reforça a posição da Nova SBE como referência internacional na produção de ciência em economia, gestão e ciências sociais.
Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.
Sobre Miguel Ferreira
Investigador de reconhecido internacionalmente, é Vice-Dean da Nova SBE e Professor Catedrático na mesma escola, onde detém a Cátedra Banco BPI–Fundação “la Caixa” em Finanças Responsáveis. Coordena ainda o programa de literacia financeira “Finanças para Todos”, uma parceria entre a Nova SBE e a Fidelidade. Doutorado em Finanças pela University of Wisconsin-Madison, centra a sua investigação nas áreas de finanças empresariais, governo das sociedades e mercados financeiros. Ao longo de uma carreira académica consolidada, publicou em diversas revistas científicas de referência internacional e foi distinguido com vários prémios pela qualidade da sua investigação. É igualmente Research Associate do European Corporate Governance Institute (ECGI) e do Centre for Economic Policy Research (CEPR).
Venceu a prova final do campeonato, à frente de Adruzilo Lopes. João Marcelino triunfou nas 2RM.
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam