O dia em que tombou o treinador na sua apresentação no 1.º Maio e muitas outras históricas deliciosas
RECORD - Conte lá essa história em que fez tombar Jesualdo Ferreira num treino no Sp. Braga?
BARROSO - Foi logo no primeiro treino dele, no 1.º Maio. Estava uma bancada cheia de adeptos para ver a apresentação dele e eu estraguei aquilo tudo (risos). A partir daí, ele fez-me a chamada cruz e nunca mais me gramou (risos). Aquilo foi mesmo azar. Era um treino só de meio-campo, muito intenso, ele lá no meio e de repente dei um daqueles pontapés e a bola bateu-lhe na cara. Os meus colegas começaram logo na brincadeira a dizer "mataste o homem". Veio o fisioterapeuta, na altura acho que já era o Francisco Miranda, e o professor Jesualdo ficou ali meio a cambalear. Foi incrível. Ao outro dia, apareceu-nos no treino com a cara toda pisada e negra. Claro que foi tudo sem querer, mas aquilo fez um bom derrame. A partir daí, o professor fez-me várias cruzes, não foi só uma e a malta de vez em quando fazia questão de recordar aquilo só para chatear.
Relacionadas
R - O que eram as famosas quartas-feiras da Liga dos Campeões?
B - Era o que chamávamos aos treinos no pelado do Campo da Ponte. Dantes o Sp. Braga não tinha as condições que tem agora, como é natural e durante a semana a gente só ia ao relvado do 1.ª Maio para cheirar a relva. Por isso é que a brincar dizíamos que aqueles treinos no pelado eram as nossas noites europeias e eles eram bem rasgadinhos.
R - No meio de tantas histórias que se foram perdendo, ainda ficam algumas por contar?
B - Há sempre. Lembro-me de uma muito engraçada que aconteceu no tempo do Manuel Cajuda. Ele lembrava-se de cada uma e uma vez houve um jogo que correu mal, já não me lembro se perdemos ou empatamos, mas sei que sofremos um golo de livre em que a barreira se mexeu. Ele no treino seguinte chamou-me e disse: "Pega aí nas bolas todas que vais passar um tempinho a marcar livres e quero que acertes neles. Estás a ouvir? É para acertar mesmo em cheio.." Nos primeiros livres ainda disfarcei e tentei atirar para longe para não acertar nos meus colegas, mas ele insistiue veio ao pé de mim e voltou a dizer que era para acertar em cheio na barreira, que tinha, se a memória não me falha, os mesmos elementos que tinham estado na barreira no tal jogo. Um deles era o Paulo Monteiro, que tinha vindo do Belenenses para Braga, e num dos livres a bola bateu-lhe em cheio numa coxa. Ele saiu a mancar do treino, coitado, com a malta toda a gozar e no outro disse apareceu-me no estádio com os gomos da bola ainda marcados na coxa. Andou para í uma semana em tratamentos para aquilo sair...
R – Para acabarmos em beleza, que história é essa de pedir copos de vinho para os mais novos nas concentrações?
B - Era uma brincadeira habitual da malta mais velha para integrar os mais novos. Na altura era capitão do Sp. Braga e dizia sempre aos mais novos para se sentarem à minha beira e pedirem um copo de vinho nas refeições. Eles diziam que não bebiam, mas eu exigia que eles pedissem e para não ficarem preocupados que eu depois tratava do assunto (risos). Era uma forma de os integrar com uma brincadeira e depois os mais velhos é que bebiam o vinho. Não tenho essa coisa de ser vaidoso, mas gosto quando se recordam de mim e lembram-se desse tipo de histórias, pois é sinal de que de alguma forma deixamos a nossa marca no clube. Quem dá o máximo pelo clube, como foi o meu caso e sempre por onde passei, deve ser reconhecido e senti isso em relação ao Braga.
Antiga atleta conta-nos episódios marcantes da sua carreira
Antiga atleta foi três vezes campeã mundial de estrada
Antiga atleta recorda a Record episódios marcantes da sua carreira
Acabou carreira aos 46 anos, depois de contrair hepatite no Ultramar
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia