Museu do FC Porto: A caverna do Dragão

Museu vai ser dinamizado através de exposições temporárias...

Museu do FC Porto: A caverna do Dragão
Museu do FC Porto: A caverna do Dragão • Foto: LUÍS VIEIRA

“Respira fogo.Tem garras. Voa alto. Ganha troféus. E vive aqui.” É assim que oFC Porto apresenta aos visitantes o Museu FC Porto by BMG, a sua caverna de todas as conquistas, patrulhada logo à entrada pela “Valquíria Dragão”, uma obra que a conhecida artista plástica Joana Vasconcelos realizou a convite do clube.

A figura feminina da mitologia nórdica, que sobrevoava os campos de batalha resgatando os mais bravos guerreiros caídos em combate, recebe quem lá entra e indica o trilho a seguir nos primeiros anos de vida do FC Porto. Os corredores sinuosos, sombrios, com o soalho cinzento, mostram as origens e as primeiras conquistas do FC Porto até à viragem revolucionária de 1974. Assim que é assinalado o 25 de Abril o espaço explode: alarga-se, pinta-se de azul e de milhares de pequenos brilhos refletidos em centenas de troféus. “Não temos um armazém de taças, antes proporcionamos uma experiência, uma viagem ao mais íntimo do FC Porto e do portismo”, lê-se no editorial da última edição da revista “Dragões”, quase exclusivamente dedicada ao espaço, que se estende por 7 mil metros quadrados.

Dos mais conhecidos momentos de glória azul e branca aos objetos pessoais de algumas das suas maiores figuras, muito daquilo que faz parte da história do FC Porto está lá. Nos espaços “Origens”, “Azul ao fundo do túnel”, “Constelação do Dragão” ou “Destino: vencer”, apenas quatro das 27 áreas apresentadas, o visitante tem a oportunidade de ver e sentir, com recurso a várias ferramentas multimédia, o clube da Invicta.

A exposição permanente ocupa 4 mil metros quadrados e os restantes 3 mil são relativos à zona exterior, espaço com o qual o FC Porto se preveniu para acolher as próximas vitórias e que possibilitará ao clube manter o seu museu em mutação. A ideia de dinamização passa pela apresentação de exposições temporárias e outro tipo de iniciativas com o intuito de mostrar aos seus adeptos e a todos os visitantes um pouco mais em cada incursão no universo íntimo azul e branco. A partir de 1 de dezembro, por exemplo, há sessões musicais para bebés no primeiro domingo de cada mês. Um serviço educativo, uma FC Porto Store, o Museu Caffé e a nova Loja do Associado completam o espaço.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Especial
Notícias
Notícias Mais Vistas