Jogador do Barcelona fatura bem mais em publicidade do que em salários...
Setembro de 2010, encontro da 23.ª jornada do Brasileirão. Neymar sofre falta na área do Atlético-GO e exige marcar a grande penalidade. O treinador, Dorival Jr., assim não o permite. A estrela, na altura com 19 anos, não tem meias medidas e destrata o técnico em frente aos próprios adeptos. No final do encontro, René Simões, treinador da equipa adversária, proferiu a frase que nunca deixará de acompanhar o novo jogador do Barcelona: “Estão a criar um monstro em nome da arte.”
Talvez seja exagero chamar “monstro” a um garoto que leva desde muito novo a pesada expectativa de ser “o novo Pelé”. Mas Neymar da Silva Santos Junior, agora com 21 anos, vai alimentando a fama de esbanjador, mulherengo e mimado. Tudo características que não cabem na filosofia blaugrana, a tal que o jovem brasileiro escolheu pelo menos para as próximas cinco temporadas. Neymar elegeu um território onde se move como peixe na água para anunciar a escolha. Apenas com um clique, a informação chegou aos mais de 11,5 milhões de seguidores no Facebook, 7 milhões no Twitter e 1,4 milhões no Instagram. Agora chega a hora da verdade: Neymar aterra na Europa trazendo na mala os rios de tinta escritos sobre o seu talento desmedido. Mas também sobre as suas aventuras fora das quatro linhas.
Relacionadas
"Garoto-propaganda"
É possível que Neymar seja o primeiro filho do novo Brasil, potência mundial emergente, já muito longe da pobre nação de onde os prodígios queriam fugir à primeira oportunidade. Neymar fez-se rico e mediático no seu país, onde colecionou contratos com marcas como o Banco Santander, Nike, Red Bull, Volkswagen, entre outras. No total, o avançado faz 15,5 milhões de euros por ano só em publicidade, bem mais do que os 10 milhões que vai embolsar em salários no Barcelona, clube que pagou 57 milhões de euros pelo seu concurso.
Não é rapaz de poupanças
Apesar de em 2011 o pai do craque (que também é seu empresário) garantir que o jovem tinha apenas 10 mil reais (ou seja, cerca de 3.500 euros) por mês para os gastos pessoais, o certo é que o património diz o contrário. Nos últimos anos Neymar gastou mais de meio milhão de euros num triplex, 1,4 milhões numa mansão, 100 mil num apartamento em São Paulo e 300 mil num Porsche Panamera Turbo. Contudo, a compra mais excêntrica foi mesmo um iate, que custou ao craque 5,4 milhões de euros, aos quais são acrescidos os cerca de 87 mil euros anuais em manutenção.
Trupe em Barcelona
Os pais e a irmã Rafaella vão acompanhá-lo na Catalunha, mas não serão os únicos. Os cinco amigos de infância de Neymar, autodenominado de “Tóiss”, também estão de malas feitas para Espanha, diz o “Mundo Deportivo”. Ao contrário da namorada: Bruna Marquezine, de 17 anos, uma das novas estrelas das novelas da Globo, ficará para já no Brasil.
NÚMEROS
57 milhões de euros foi quanto custou Neymar aos cofres do Barcelona. Um valor que faz do brasileiro a segunda transferência mais cara da história do clube, só atrás da de Ibrahimovic, em 2010;
10 milhões de euros é o salário que o avançado vai ganhar em cada época ao serviço dos culés. Os números não são oficiais e a imprensa espanhola diz que será apenas o 6.º mais bem pago do plantel;
15,5 milhões de euros é o que Neymar ganhou no último ano apenas em contratos publicitários. Banco Santander, Nike, Panasonic, Unilever, Claro, Red Bull, Lupo, Baruel, Bateris Heliar, Volkswagen, Guaraná, Tenys Pé, Ambev, GSK e Mentos são as empresas que compõem o bolo;
11,5 milhões de pessoas seguem Neymar no Facebook. No Twitter são 7 milhões e no Instagram, onde o avançado mostra o seu lado mais pessoal, são 1,4 milhões os utilizadores que não querem perder o dia-a-dia do brasileiro;
5,4 milhões de euros foi quanto o jogador teve de pagar pelo seu iate. A embarcação custa ainda a Neymar 87 mil euros por ano só em manutenção. O craque tem também, entre outros imóveis, uma mansão que lhe custou 1,4 milhões de euros. É ainda dono um Porsche Panamera Turbo no valor de 300 mil euros. Gastos excessivos, como já alertou a revista “Forbes” num artigo sobre o jogador.
Pelo segundo ano, a Gala das Campeãs foi um verdadeiro sucesso e com emoção à mistura
Equipa de Filipa Patão sagrou-se tetracampeã e conquistou as Taças da Liga e de Portugal
Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea voltaram a ser campeões
Agente e fundadora da Teammate Football Management esteve em conversa com Record
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra