Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
“Escolhi a carreira de futebolista devido ao meu gosto pelo desporto”, explicou...
No futebol português existem alguns casos de sucesso em que pai e filho apostaram numa carreira futebolística e chegaram à Seleção Nacional. Uma das famílias mais conhecidas e com especial ligação à modalidade é a Águas. Rui, atualmente na Arábia Saudita, onde colabora com as camadas jovens do Al Hilal, seguiu as pisadas do pai José e explicou que é natural que exista algum tipo de influência familiar na decisão de apostar no futebol como carreira, mas, no seu caso particular, tal não aconteceu.
“Pessoalmente o facto de o meu pai ser jogador não teve muita influência na escolha da minha carreira. Claro que isso varia de família para família mas, no meu caso, eu gostava de fazer muito desporto e tinha jeito para o futebol. Foram as minhas características que ditaram a minha opção”, analisou a Record Rui Águas, que sublinhou que um pai não precisa de pressionar um filho a seguir as suas pisadas:“Omeu pai foi um homem famoso e uma pessoa muito querida por todos. Há pais que querem que os filhos repitam as suas carreiras e vice-versa, o que não aconteceu no meu percurso. Um pai deve apoiar ao máximo o filho mas nunca exigir. As coisas acontecem naturalmente.”
Relacionadas
Currículo
José Águas, o pai, representou a Seleção Nacional por 25 ocasiões, tendo apontado 11 golos, entre 1952 e 1962. Quanto ao filho Rui, faturou menos um tento mas realizou mais seis encontros pela equipa das quinas, entre 1985 e 1993.
A difícil tarefa de ser filho de uma estrela
Rui Águas sabe como ninguém as vantagens e dificuldades de ser filho de uma referência do futebol português. O agora treinador, de 53 anos, ficou a conhecer nos últimos tempo como um pai se sente ao ver um filho jogador. Atualmente no Casa Pia, o médio ofensivo Martim Águas, de 20 anos, é mais um elemento que segue as pisadas da família. Questionado sobre se é mais complicado ser filho ou pai de um jogador, Rui Águias hesita mas responde assertivamente:“Não é fácil ser filho de uma estrela. Considero que não existe nenhuma vantagem nisso.”
Pelo segundo ano, a Gala das Campeãs foi um verdadeiro sucesso e com emoção à mistura
Equipa de Filipa Patão sagrou-se tetracampeã e conquistou as Taças da Liga e de Portugal
Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea voltaram a ser campeões
Agente e fundadora da Teammate Football Management esteve em conversa com Record
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Polícia tem aconselhado os clubes a fazerem alterações por causa do duelo das águias com o Moreirense
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão