Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
O contingente de brasileiros ao serviço do Barcelona que passou por Portugal não é muito vasto...
Conhecido por ter olho futebolístico apurado, Pimenta Machado, antigo presidente do V. Guimarães, está associado a uma decisão histórica. No início da época 1993/94, tendo Bernardino Pedroto como treinador, Giovanni treinou-se à espera de veredicto. O brasileiro, oriundo do modesto Tuna Luso, esbarrou em obstáculos técnicos (não era o tipo de jogador pretendido) e financeiros (o acordo não foi possível). Regressou então ao Brasil, passando por Remo, Paysandu e Sãocarlense, antes do Santos, que representou entre 1994 e 1996. E foi do clube de Pelé que se transferiu para o Barça, chegando a Camp Nou com Robson, Mourinho, Baía e Couto.
Aloísio iniciou o que Keirrison concluiu
As ligações com Portugal
O contingente de brasileiros ao serviço do Barcelona que passou por Portugal não é muito vasto. Para lá do caso especial de Giovanni, que se treinou, foi fotografado com a camisola do V. Guimarães mas nunca atuou oficialmente pelos minhotos, o caso mais antigo tem Aloísio como protagonista. O central que havia de tornar-se o estrangeiro com mais jogos pelo FC Porto, clube no qual se tornou indiscutível referência, esteve duas temporadas em Camp Nou (entre 1988 e 1990). Não foi um fiasco mas também não se pode falar de uma grande vitória.
Seguiram-se, muito mais tarde, Rochemback e Geovanni, o primeiro como jogador do Sporting, o segundo como benfiquista. Qualquer deles não apresenta números convincentes pelos blaugrana, mas acabaram por ser figuras proeminentes nas duas equipas que representaram em Portugal e até na Liga.
A relação entre brasileiros do Barcelona com passagem pelo futebol português concluiu-se com Keirrison, o jovem que deu nas vistas ao serviço do Palmeiras e que levou os catalães a desembolsar 15 milhões de euros pelo seu passe. O avançado nunca jogou pelo Barça e desde então tem sido sucessivamente emprestado, sempre ligado ao clube. Não parece, mas só tem 24 anos.
Pelo segundo ano, a Gala das Campeãs foi um verdadeiro sucesso e com emoção à mistura
Equipa de Filipa Patão sagrou-se tetracampeã e conquistou as Taças da Liga e de Portugal
Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea voltaram a ser campeões
Agente e fundadora da Teammate Football Management esteve em conversa com Record
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos