Portuenses alcançam feito inédito após triunfo sobre Lisboa em Sub-16 masculinos
A AB Porto acaba de fazer história na Festa do Basquetebol ao vencer as quatro finais numa só edição da prova. Na última final da 15.ª Festa, os Sub-16 masculinos bateram Lisboa (62-55) - anterior campeã no escalão e que tinha vencido três das quatro finais em 2022 - e fizeram a festa com este feito inédito.
Foi a sétima conquista do Porto no escalão, reforçando o estatuto de associação com mais títulos em Sub-16 masculinos, seguido de Lisboa com quatro.
Após o jogo decisivo, Tiago Santos, um dos capitães da equipa, realçou a confiança demonstrada ainda antes do início da prova. "A ABP teve muito treino e sacrifício. Desde início que dissemos que íamos ganhar e viemos com esse intuito. Foi um feito histórico. Merecemos, lutámos por isto e agora é festejar ao máximo. É um orgulho", contou o jogador, de 16 anos, a Record.
Trata-se da primeira conquista de Tiago no escalão nesta prova, ele que destacou a união "no mau e no bom" como chave do triunfo. "Merecemos muito por causa disso", atirou o jogador, que já não voltará para o ano por já não ter idade para competir em Sub-16.
"Fazer o mesmo para o ano? Esperemos que sim, já não vou estar nas festas mas espero que os outros atletas lutem como nós lutámos e vençam. Vou estar a apoiar a 100%", garantiu.
Também o técnico André Matos não escondeu a satisfação por ter contribuído para este feito histórico do Porto. "Sinto-me muito feliz. Já fui campeão de sub-14 e sub-16 feminino na Festa, e agora fazer isto em Sub-16 masculinos. Estou muito feliz pelos miúdos, que trabalharam muito e abdicaram de muita coisa para estar aqui. Em termos de resultados a Associação não podia fazer melhor: ganhámos os títulos todos. Nem sempre é o mais importante mas também conta. Estamos muito felizes, uma palavra ao Diretor técnico, Paulo Neta, que é o obreiro disto tudo. É ele que anda connosco, que nos dá carinho quando as coisas não correm bem e acredita muito em nós, assim como nós acreditamos muito neles. Estamos muito felizes", realçou o treinador dos Sub-16 masculinos, que falou com Record na presença dos três filhos.
Quanto à chave para o sucesso foi taxativo: "Nós somos do norte e no norte não desistimos. Nós trabalhamos muito, muito humildes e nunca nos damos por vencidos. O segredo destes miúdos é acreditarem. Desde o primeiro dia que sabiam o que é vínhamos aqui fazer", frisou.
Já sobre a próxima edição da prova, André Matos mostrou-se cauteloso. "Achamos que vamos ser competitivos na mesma, mas é sempre uma incógnita, porque há jogadores que vêm para a nossa associação, há outros que saem, outros que se lesionam. A ideia é manter uma continuidade. Estamos quase sempre nas finais, alguma coisa se deve andar a fazer bem na Associação e os treinadores dos clubes têm muita responsabilidade - e bem - nisso", terminou.
Portuenses alcançam feito inédito após triunfo sobre Lisboa em Sub-16 masculinos
Portuenses triunfaram por 41-34 e podem fazer história na competição se venceram a final de Sub-16 masculinos
Martim tem o apoio dos irmãos Alexandre, Catarina e Sofia em Albufeira; Miguel é apontado como "o maior batoteiro" nos jogos em família
Triunfo por 43-41 em final disputada até ao último segundo
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes