Presidente da FPB salienta que o certame no Algarve tem de continuar a ser “uma aula de cidadania”
Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, está ansioso pelo arranque da Festa. Os dois anos de interrupção por causa da pandemia tornaram, antecipadamente, a 14ª edição especial. "Estamos entusiasmados por voltar a viver os extraordinários momentos que a Festa proporciona no plano desportivo e social . A sua gigantesca dimensão, não tem comparação com outra atividade. Todos os que gostam de basquetebol, bem como a população de Albufeira – que sempre nos recebe de braços abertos – têm orgulho pela ousadia, pela defesa de valores, pela alegria que o evento proporciona", diz.
O líder federativo realça, mais do que nunca, o apoio essencial da CM Albufeira. "Não queria deixar de publicamente manifestar o apreço e a gratidão ao Dr. João Rolo pelo inestimável suporte da autarquia. É verdade que a organização da Festa, como sempre, conta com o empenho de muita gente espalhada pelo País, mas Albufeira tem um papel essencial", reforça, agradecido a todos os que tornam possível o evento.
A Federação, em sintonia com a autarquia e as autoridades de saúde, estabeleceu um protocolo sanitário para que todos os que se desloquem a Albufeira se sintam mais seguros face à pandemia que ainda nos afeta. A apresentação de certificados completos de vacinação ou de recuperação será obrigatória, mas haverá também testagem de todos os agentes que não tenham os certificados à chegada. "Só assim nos sentiremos também seguros de que tudo fizemos e estamos a fazer para que se minimizem os problemas. Vamos ter acompanhamento em permanência e preparámos planos para atuar de forma célere se algum caso aparecer", explica.
Manuel Fernandes faz questão de formular um desejo."Que todos os jovens se divirtam, com a certeza de que iremos continuar a promover valores, solidariedade, companheirismo, respeito pela regra, pelo outro, pelo fair play, porque queremos que este evento continue a ser uma aula sobre cidadania.", conclui.
Verba solidária para ucranianos
Este ano, no âmbito do tradicional programa ‘Basket Solidário’, a Federação Portuguesa de Basquetebol irá atribuir a verba angarida entre todos os participantes na Festa a uma instituição que apoia, neste momento tão peculiar, cidadãos ucranianos, fragilizados pela guerra que assola a sua terra. Mais uma forma da modalidade mostrar o seu espírito solidário.
Portuenses alcançam feito inédito após triunfo sobre Lisboa em Sub-16 masculinos
Portuenses triunfaram por 41-34 e podem fazer história na competição se venceram a final de Sub-16 masculinos
Martim tem o apoio dos irmãos Alexandre, Catarina e Sofia em Albufeira; Miguel é apontado como "o maior batoteiro" nos jogos em família
Triunfo por 43-41 em final disputada até ao último segundo
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes