Fronteiras abertas e o facto de a moeda ser a mesma foram fatores determinantes para a sua decisão
Rodrigo, de 22 anos, decidiu ingressar na maior aventura da sua vida: o Programa Erasmus. Natural de Lisboa, o jovem decidiu rumar a Madrid durante seis meses, onde estudou e viveu nesse período de tempo.
O Erasmus é um programa da União Europeia. Milhares de jovens decidem aventurar-se e a capital espanhola é um dos destinos preferidos dos portugueses. "Facilita muito as fronteiras estarem completamente abertas e a moeda também é a mesma. A língua e a cultura são também muito parecidas. A proximidade a Portugal também ajuda, vou muito ao nosso país", revelou Rodrigo ao Correio da Manhã. O jovem acrescenta que a decisão de ir estudar para fora foi um desafio. "É uma aprendizagem. Ajuda bastante a quem quer tornar-se independente. Recomendo muito este desafio", sublinha Rodrigo.
A experiência de Erasmus permitiu a Rodrigo conhecer diferentes pessoas, de diferentes culturas. Um dos seus amigos mais próximos é um jovem chileno. "Neste caso, dei conta de que há muitas semelhanças entre Portugal e o Chile. Gosto muito de conhecer pessoas novas e estudar fora deu-me esse privilégio", confidenciou o jovem sul-americano, enquanto acabava a cerveja, junto à universidade onde estuda com Rodrigo.
10 milhões de europeus em mobilidadeO Erasmus já permitiu que mais de 10 milhões de pessoas se deslocassem entre os vários países da União Europeia. Este é um dos programas da União Europeia e ao longo de 30 anos foram milhões de pessoas que pularam entre países europeus à boleia do Erasmus, uma pedra basilar da União Europeia. O programa permitiu que os jovens pudessem desfrutar de partilhas interculturais, expandir o seu conhecimento num país diferente e colecionar tanto aprendizagens como memórias. Os dados são claros e mostram a grande adesão dos europeus. Só em 2020, cerca de 640 000 pessoas embarcaram em experiências de mobilidade, em cerca de 20 400 projetos de educação, programas de estágio, e até voluntariado. Há mais de dez mil portugueses espalhados pela Europa.
E TAMBÉM
Bolsa Erasmus
A Bolsa Erasmus é um programa criado pela União Europeia para promover o intercâmbio estudantil. Toda a gestão do processo administrativo do programa é feita nas mais diferentes universidades. O processo para solicitar a bolsa depende de cada instituição, mas abrange, anualmente, milhares de jovens portugueses.
Universidade
O jovem estudou numa universidade espanhola, Universidade Rey Juan Carlos, o que lhe permitiu, rapidamente, dominar a língua do nosso país vizinho.
A diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos