Livro do cinquentenário: Carlos Lisboa - Dono da Bola

Não é fácil para Carlos Lisboa sorrir neste tipo de trabalhos, porque, diz, não se considera fotogénico, mas, à medida que as hesitações iniciais foram desaparecendo, a diversão começou. "O Michael Jordan também passava horas nestas coisas, mas depois ia buscar a pipa de massa", gracejou o melhor basquetebolista português de sempre.

Mal vestiu a camisola vermelha que trouxe, depois de alguns minutos a secar junto a uma lâmpada, dado que vinha ainda molhada da lavagem, o bichinho do cesto deu de si: "Tenho cá uma vontade de entrar em campo e jogar... Ainda por cima esta é a camisola do último jogo oficial." Mas a nostalgia foi sobreposta pela boa disposição: "Com esta maquilhagem, pareço o Michael Jackson."

Foi então criado um busto humano de Carlos Lisboa: esta era a ideia original para a fotografia. O jogador agarrou a bola com se ela fosse dele e só dele. A bola de basquetebol só poderia pertencer ao melhor! Mas não foi fácil construir a imagem. A posição das mãos ainda deu trabalho ao fotógrafo Rui Vasco e ao próprio Lisboa, igualmente preocupado com a expressão da sua cara. "Alegre", pediu o artista. "Eu até sou simpático", brincou o basquetebolista, de tanto lhe pedirem para sorrir.

No entanto, outras possibilidades foram exploradas. Tentou-se igualmente captar o basquetebolista no momento do lançamento, que tantas e tantas vezes resultou em três pontos, afinal, a sua imagem de marca. Mas a posição dos braços, o enquadramento e a luz obstaram a uma composição pungente, pelo que se optou pela ideia original. "As melhores ideias são as simples", resumiu Rui Vasco todo o trabalho efectuado para o "Livro do Cinquentenário Record", com as nove superfiguras.

MANUAL DO LEITOR: ECLECTISMO

O segundo volume do "Livro do Cinquentenário Record" contém cerca de duas centenas de modalidades, disciplinas e especialidades, estruturadas de acordo com a importância das mesmas. Assim, as grandes modalidades, como o atletismo (merece 50 páginas), dividem-se entre os destaques aos grandes acontecimentos, como Mundiais e Europeus e às figuras (o atletismo, por exemplo, personaliza três superfiguras, Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, e figuras de duas páginas cada, casos de Fernando Mamede, Moniz Pereira e Carl Lewis, para além de outras com uma página ou meia).

Em termos gerais, as pequenas modalidades são divulgadas através de um texto genérico e uma ilustração em fotografia, merecendo algumas uma personalização de algum executante. As modalidades instituídas e com competições nacionais abrem com um breve retrato do panorama federativo (data de fundação, número de praticantes, orçamento e disciplinas ou especialidades que abrange).

Uma cronologia dos principais acontecimentos acompanha a maior parte das modalidades, nas bandas laterais, ao contrário dos rodapés do livro do futebol. Também os resultados e campeões seguem ao lado, embora em muitos casos sejam relegados para um arquivo de 10 páginas que encerra o livro.

CÉSAR DE OLIVEIRA

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Cinquentenário

Notícias
Notícias Mais Vistas