Record - Que balanço faz desta edição da Volta a Portugal?
Joaquim Gomes – A pandemia acrescenta alguma complexidade a um evento que já de si é muito complexo. Tivemos infelizmente más notícias [desistências devido a casos de Covid-19], que levaram ao afastamento de algumas equipas. De qualquer forma, de um forma geral, entendo que tem superado as expetativas.
R - Quando planeou a Volta deste ano, já perspetivava tantas dificuldades devido à pandemia? Era algo que lhe tirava o sono?
JG – Claro que sim. Tal como um serviço municipal de proteção civil, uma corporação de Bombeiros ou outras autoridades relacionadas com segurança, nós pintámos os piores cenários e o que devíamos fazer nessas situações. Existe um protocolo que está a ser aplicado desde o primeiro dia. Aplicámo-lo nos cenários que sucederam, como por exemplo na Caja Rural, uma das equipas mais importantes da Volta e que teve de abandonar a competição. Foi isso que aconteceu também com o Boavista e, na altura, camisola amarela. É uma situação inédita. Se pensarmos que num evento desta dimensão, com toda a complexidade e planos sanitários existentes, já fizemos mais de 2 mil testes e tivemos 14 casos suspeitos ou positivos, acho que não estava em risco a continuidade da prova.
R - É mais difícil para si estudar e definir um percurso como ciclista ou organizador da prova?
JG – São coisas distintas. De qualquer modo, só o facto de a Volta a Portugal ter um número de etapas em dias sucessivos já torna difícil delinear provas deste género. A nossa principal preocupação é tornar atrativa uma Volta com um formato menor...
Por Filipe BalreiraMaria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país
Caso foi tornado público em maio