Melhores resultados de sempre em Mundiais pelas seleções masculina e feminina
Se dúvidas houvesse em relação ao crescimento do ténis de mesa português, os resultados da comitiva lusa no Campeonato do Mundo disputado no mês passado, na China, dissipam-nas por completo. A equipa feminina e a equipa masculina terminaram a prova no 5º lugar, sendo este o melhor desempenho conjunto da modalidade na história dos Mundiais (a equipa masculina igualou o seu melhor registo e a feminina atingiu mesmo uma marca nunca antes alcançada).
Perante este cenário, que coloca Portugal no 8º lugar do ranking masculino e no 9º do feminino, o selecionador masculino Ricardo Oliveira considera que a motivação para o futuro é ainda maior. "Foram dois bons resultados, mas há também um amargo de boca porque ficámos à porta das medalhas. É isso que nos motiva para tentarmos chegar um bocadinho mais longe", referiu o também diretor técnico do Centro de Alto Rendimento de ténis de mesa, em Vila Nova de Gaia.
A comitiva feminina, liderada por Xie Juan, contou com a jovem Inês Matos (18 anos), que deu ênfase à importância desta competição para o seu crescimento: "Fui lá para ganhar experiência e estive sempre com a Fu Yu e a Shao Jieni [restantes elementos da equipa] para ouvir os seus conselhos e melhorar o meu jogo." Por fim, João Monteiro, que se fez acompanhar por Marcos Freitas, João Geraldo e Diogo Chen, foi perentório na análise ao resultado. "Voltámos a mostrar que estamos entre os melhores do Mundo e que o ténis de mesa faz grandes resultados para Portugal", sublinhou.
CAR é peça fulcral no sucesso
A conversa com os elementos da Seleção Nacional aconteceu no Centro de Alto Rendimento de ténis de mesa, espaço que Ricardo Oliveira considera essencial naquilo que tem sido o desenvolvimento da modalidade. "Além dos Jogos Olímpicos de Londres, que nos deram uma grande visibilidade, a existência de um Centro de Alto Rendimento é outro passo fundamental no alicerçar da nossa modalidade em Portugal. Os nossos principais jogadores vieram para aqui trabalhar e residir e isso permite-nos ter contacto diário com o alto nível", explicou. Inês Matos, por exemplo, mudou-se de Lisboa para Vila Nova de Gaia com 15 anos para se dedicar ao ténis de mesa.
Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua