Vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência aponta ao futuro da modalidade
Joaquim Viegas, vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), revelou a Record que está para breve a criação da Federação de Boccia. Atualmente é a PCAND [Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto], filial da FPDD, a responsável pela modalidade.
"Dentro daquilo que é o movimento desportivo para pessoas com deficiência, entendeu-se que estava a chegar o momento de se criar uma federação. Já estão aprovados os estatutos e está em fase de implementação. Essa opção tem a ver com as especificidade de uma modalidade que se quer desenvolver mais, mas também a nível daquilo que tem sido o desenvolvimento do desporto escolar. Existem umas centenas largas de clube com milhares de praticantes. Desenvolvemos também o boccia sénior com perto de um milhar de praticantes e um calendário competitivo", explica o dirigente.
Já sobre os bons resultados da modalidade, Joaquim Viegas destaca a aposta que foi feita no boccia ao longo dos anos no nosso país. "Temos tido bons resultados ao longo de todos os anos. Isso quer dizer que nós em Portugal apostámos desde o primeiro dia nesta modalidade. Tivemos sempre mesmo muito bons resultados. Nós e Espanha dominávamos, mas depois Espanha baixou um bocado e nós continuámos até ao início desde milénio. Agora continuamos com bons resultados, mas já sem o mesmo peso. Houve uma aposta de outros países e há mais competitividade, mas nunca deixámos de estar lá em cima", destaca Joaquim Viegas.
Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'