Iniciativa conta com mais de 500 atividades gratuitas em todo o país, que têm como principal objetivo promover a prática da atividade física
Está em marcha até sexta-feira a 8ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED). Novamente sob o mote ‘#BeActive’ (sê ativo), a iniciativa é promovida pela Comissão Europeia e, em território nacional, conta com a coordenação do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), proporcionando mais de 500 atividades gratuitas em todo o país, incluindo as ilhas, que têm como principal objetivo promover a prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudável junto da comunidade durante todo o ano. Os jogos Santa Casa são o maior parceiro do Desporto português, apoiando atletas, competições e seleções/federações de diversas modalidades, e saúdam a realização da iniciativa.
A SED reserva dias específicos para a valorização e promoção da prática desportiva em casa, na escola, nos locais de trabalho, ao ar livre, em clubes desportivos e centros de fitness, além de duas temáticas que assumem cada vez mais relevância na atualidade: o desporto inclusivo e o desporto sénior.
"A introdução da prática desportiva no nosso quotidiano e o combate ao sedentarismo, na escola, em família, no emprego, são a melhor forma de projetarmos com sucesso o nosso futuro coletivo. Esta semana está aberta a todos os portugueses, sem exceção", destacou, durante a apresentação da iniciativa, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Palavras também partilhadas por Vítor Pataco, presidente do IPDJ, que deixou ainda um apelo: "Depois de dois anos de pandemia é essencial retomar a prática desportiva e da atividade física. Depende de cada um de nós colocar Portugal no lote dos países fisicamente mais ativos da Europa, e beneficiar do seu impacto positivo, a nível individual e coletivo, no plano da saúde, da economia e da coesão social."
O programa completo de atividades pode ser consultado em beactiveportugal.ipdj.pt.
Figuras juntam-se à iniciativa
A Semana Europeia do Desporto conta com um lote alargado de embaixadores, desta vez com 34 figuras bem conhecidas do desporto nacional, entre atuais e antigos atletas, treinadores e dirigentes nas mais variadas modalidades, bem como rostos das artes, do espetáculo e do entretenimento. Além de promoverem a iniciativa, muitos marcam também presença nas diversas atividades que decorrem até sexta-feira em todo o país. O nosso jornal recolheu mensagens e expectativas de quatro embaixadores - Nuno Delgado (ex-atleta olímpico; judo), Emanuel Silva (atleta olímpico; canoagem), Marta Paço (surf adaptado) e Simone Fragoso (atleta paralímpica; natação) -, que pode ver no vídeo em cima.
Apoio transversal
O apoio dos Jogos Santa Casa ao Desporto português abrange 18 federações desportivas, mais 100 seleções nacionais e 13 seleções nacionais adaptadas, além de 86 campeonatos nacionais universitários. Mais de duas centenas de atletas olímpicos e paralímpicos, em 22 modalidades, são atualmente apoiados por bolsas de educação do 'programa Impulso', num investimento superior a um milhão de euros canalizado diretamente para os atletas.
A Semana Europeia do Desporto, pelas instituições, atividades, modalidades e atletas que envolve, especialmente os embaixadores e a presença dos mesmos nas diversas iniciativas por todo o país, reflete o contributo importante e decisivo dos Jogos Santa Casa para o desenvolvimento e afirmação do desporto luso.
Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua