Grupo com 15 deficientes visuais assistiu, ao vivo, ao jogo Portugal-Nigéria com apoio de audiodescrição
Uma experiência diferente e única. Foi assim que 15 cidadãos deficientes visuais assistiram, ao vivo, nas bancadas do Estádio José Alvalade, à goleada de Portugal sobre a Nigéria (4-0), no único jogo de preparação da equipa das quinas para o Mundial que começa hoje.
O grupo, com adeptos oriundos de vários pontos do País, auxiliados por acompanhantes, teve ao dispor um serviço de audiodescrição que foi criado especificamente para a iniciativa. Através de um rádio individual, sintonizado em frequência própria, os deficientes visuais tiveram acesso a um relato exclusivo e ajustado às suas necessidades, neste caso, a falta total ou parcial de visão.
"É a primeira vez que vejo a Seleção e nunca tinha estado num estádio para assistir a um jogo de futebol. É sempre muito louvável este tipo de iniciativa, com a audiodescrição. É fundamental incluir as pessoas com deficiência neste tipo de atividades", disse, a Record, Marta Frias, que viajou de Castelo Branco até à capital. A jovem, de 20 anos, assume que Portugal "está no caminho certo" em termos de inclusão. "Ainda faltam passos, mas estamos a fazer um bom trabalho. As novas gerações estão muito mais conscientes e temos um bom futuro pela frente", justificou.
De Braga viajou Nuno Órfão, de 38 anos, que fez questão de aplaudir a ideia. "Para quem não vê, é algo excelente e já se vê muito nos filmes, por exemplo. No futebol é melhor ainda. Não conseguimos perceber muito bem e este sistema é uma grande ajuda. Está a ser para lá de fantástico", justificou.
A iniciativa realizou-se no âmbito do patrocínio dos Jogos Santa Casa à Seleção Nacional. Através deste apoio, a marca SCML assume-se como parceira em ações de responsabilidade social desenvolvidas com a Federação Portuguesa de Futebol.
Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua