Vasco Rodrigues realça veia vencedora dos lusos e garante nova ‘fornada’
No triatlo português, difícil será… não sonhar alto. A modalidade – que apenas integra os Jogos Olímpicos desde 2000 – foi, rapidamente, sendo adjetivada de ‘a mais dura’, mas em Portugal tornou-se sinónimo de títulos. "Sempre tivemos atletas de topo e de todas as edições trouxemos, pelo menos, um diploma", diz, em conversa com Record, o presidente da Federação Portuguesa de Triatlo, Vasco Rodrigues, contextualizando que "o pior resultado foi um nono lugar do João Silva, em Londres".
E João continua a ser uma das figuras de proa da Seleção Nacional. "Esse leque de atletas de topo é constituído pelo João Silva, João Pereira, Melanie Santos, Helena Carvalho…", aponta Vasco Rodrigues, sem não deixar de sublinhar que o futuro também já está garantido – e já a fazer ‘estragos’: "O Vasco Vilaça [21 anos] foi vice-campeão do Mundo, é um grande potencial. E acabou, até, por nos mudar as perspetivas. Estávamos já focados em 2024, mas agora ficamos ansiosamente à espera do que vai acontecer no Japão, para percebermos se as contas abrem a possíveis qualificações para os Jogos."
Relacionada
Os resultados já estão à vista: Portugal fixou-se no segundo lugar do ranking europeu de juniores, em 2020. "Temo-nos assumido como uma das principais nações mundiais no que aos escalões de formação diz respeito", diz, relembrando ainda o caso de Melania, vice-campeã do Mundo de sub-23, o de Ricardo Batista, campeão do Mundo de juniores, ou o de Alexandre Montez, duplo medalhado nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Desporto Escolar já está na mira
A pandemia obrigou a Federação Portuguesa de Triatlo a repensar. Esperava-se – e sobretudo com o segundo confinamento – "um impacto negativo nas escolas de formação, com um possível aumento na taxa de abandono que colocasse em risco a continuidade de alguns clubes".
Tal não se verificou e o presidente Vasco Rodrigues já levantou o véu sobre o que o está para vir: "Temos em andamento uma nova abordagem, virada para o Desporto Escolar. Isto pode ser revolucionário para a nossa organização, porque tocando e conseguindo captar alunos a experimentarem, criar-se-á uma estreita relação com os clubes e conseguiremos, seguramente, multiplicar a nossa base de formação. Temos toda uma perspetiva de sucesso à nossa frente." A ideia, explica o líder da federação, é converter, paulatinamente, o triatlo num "desporto para todos".
Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam