A "evolução grave" da pandemia levou o Governo a elevar o estado de alerta em Portugal. A partir desta quinta-feira, 15 de outubro, o país deixa de estar em estado de contingência para passar à situação de calamidade, revelou o primeiro-ministro, António Costa. Foram anunciadas "oito medidas fundamentais" para controlar a crise pandémica, que entram em vigor amanhã.
1. Elevar o nível de alerta, de contingência para o estado de calamidade em todo o território, habilitando Governo a adotar, sempre que necessário, as medidas que se justifiquem para conter a pandemia, desde restrições de circulação a medidas que, em concreto e localmente, se justifiquem.
2. A partir da meia-noite deixarão de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas. A limitação aplica-se noutros espaços de uso público de natureza comercial e na restauração.
3. Limitar os eventos de natureza familiar, como casamentos e batizados, que sejam marcados a partir de hoje, a um máximo de 50 participantes.
4. Proibir nos estabelecimentos de ensino, designadamente nas universidades e politécnicos, todos os festejos académicos e atividades de carácter não científico, designadamente as atividades de receção ao caloiro.
5. Determinar às forças de segurança e à ASAE um reforço das ações de fiscalização para o cumprimento das regras na via pública e nos estabelecimentos comerciais.
6. Agravar até 10 mil euros as coimas aplicáveis às pessoas coletivas que não assegurem cumprimento das regras em vigor quanto à lotação.
7. Recomendar vivamente a todos os cidadãos o uso de mascara comunitária na via pública, sempre que haja outras pessoas na via pública, e a utilização da aplicação Stayaway Covid.
8. Apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei para que seja imposta a obrigatoriedade do uso de máscara na via publica e o uso da aplicação Stayaway Covid, em contexto laboral, escolar e académico, nas forças armadas e de segurança e na administração pública.
Márcia Sensitiva falou com a Sábado sobre o ano que aí vem
Todos os anos, em Portugal, há um pico de adoções em dezembro… e um aumento de devoluções pouco tempo depois
Entre as vítimas está um de dois alegados atiradores. O segundo ficou ferido
Causa da morte ainda é desconhecida. Ator tinha 60 anos.
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9
Triunfo deixa equipa temporariamente com mais 6 pontos que o Celtic (2.º), que tem menos dois jogos