Uma porta-voz da Comissão Europeia disse esta sexta-feira, sorrindo, que Elon Musk será "muito bem-vindo" na Europa, quando aumentam as tensões entre o empresário norte-americano e o Presidente Donald Trump, até há pouco aliados.
Durante a conferência de imprensa diária da Comissão, um jornalista perguntou se Elon Musk já tinha contactado a União Europeia (UE) para instalar ali os seus negócios.
"Ele é muito bem-vindo", respondeu, com um sorriso, a porta-voz comunitária Paula Pinho.
Já antes, com rosto mais sério, um outro porta-voz da Comissão, Thomas Regnier, tinha dito que todos os empresários são bem-vindos, se quiserem instalar os seus negócios e estabelecer-se na UE.
"Este é precisamente o objetivo do 'Choose Europe' ['Escolha a Europa']", acrescentou Regnier, referindo-se ao programa da UE para 'startups' e empresas em expansão.
Donald Trump e Elon Musk entraram em confronto público nos Estados Unidos, na quinta-feira, acusando-se mutuamente de "loucura" e de "ingratidão", depois de longos meses de uma colaboração muito próxima, durante a qual o homem mais rico do mundo foi responsável por um departamento - o polémico DOGE, na sigla em inglês - destinado a fazer cortes na administração norte-americana.
O desacordo surgiu depois de Musk ter criticado o plano orçamental de Trump, que classificou como "uma aberração nojenta".
"A forma mais fácil de poupar milhares de milhões de dólares no nosso orçamento seria cancelar subsídios e contratos governamentais" com a Tesla e a SpaceX, ameaçou Trump, referindo-se a duas das principais empresas de Musk.
Na rede X, Elon Musk respondeu que a SpaceX "começará imediatamente a desativar a sua nave espacial Dragon", que está a ser utilizada pela NASA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (EEI).
Algumas horas depois, Musk pareceu recuar nesta intenção de desativar a Dragon, mas a verdade é que esta troca de palavras já tinha feito a empresa de veículos elétricos Tesla cair cerca de 15% nas bolsas de valores.
Israel acredita que o quarto corpo entregue nas últimas horas pelo Hamas não é de um refém, algo que o gabinete de Netanyahu ainda não confirmou oficialmente.
A doença periodontal é a patologia mais comum em cães e gatos
Maha Vajiralongkorn, conhecido como Rama X, é um dos monarcas mais ricos do planeta
Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, levantou 250 mil euros em dois meses
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça