O Governo lançou um concurso público internacional para a aquisição de 649 veículos para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) com um valor de 20,1 milhões de euros, segundo o anúncio que consta da edição desta segunda-feira, 20 de outubro, do Diário da República. O concurso está dividido em 45 lotes e os veículos deverão ser entregues até final do próximo ano.
Os veículos a adquirir incluem motociclos de diversas cilindradas, pequenos furgões, automóveis e autocarros. Apenas um dos lotes, destinado à GNR, é de automóveis elétricos, num total de 10 veículos e por um preço total de 375.100 euros.
Os interessados podem concorrer mesmo a todos os lotes disponíveis, sendo que os critérios de adjudicação são o preço, com uma ponderação de 80%, e a qualidade, com os remanescentes 20%.
Esta compra de veículos tinha sido anunciada pela então ministra da Administração Interna, Margarida Blasco. Com a queda do Governo, o processo de lançamento do concurso foi atrasado e só agora é que o caderno de encargos pode ser levantado pelos interessados.
“Dando continuidade aos investimentos em curso, bem como ao plano de atividades aprovado para 2025 e 2026, o Governo conta ter concluídas mais de 30 intervenções em postos e esquadras, entregar mais de 600 veículos e atribuir mais de 20 mil bens, entre armamento, equipamentos de proteção individual e equipamentos para funções especializadas”, refere o texto da proposta do Orçamento do Estado para 2026 apresentada pelo Executivo a 9 de outubro.
Desta forma, e tendo em conta a data de lançamento do concurso, os veículos a que se refere o Governo na proposta de OE2026 são, na prática, estes.
Por NegóciosTerramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana