Após 25 anos, a Microsoft vai pôr um fim ao papel do Internet Explorer no mundo dos navegadores. Embora tenha sido o início da relação com a Internet para muitos utilizadores, há já alguns anos que o "velhinho" Internet Explorer tem sido ofuscado por outros navegadores, nomeadamente o Chrome da Google ou o Firefox.
Através de comunicado, a Microsoft anunciou que a carreira do Explorer terminará a 15 de junho de 2022, altura em que terminará o suporte a este navegador.
"Ao longo do último ano, podem já ter notado a nossa movimentação para lá do suporte ao Internet Explorer", detalha a Microsoft, em comunicado. "Hoje estamos a anunciar o próximo passo da nossa jornada: anunciamos que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 é no Microsoft Edge".
O Microsoft Edge é o navegador mais recente desenvolvido pela tecnológica de Redmond, com a primeira versão apresentada em 2015.
De acordo com a Microsoft, "a aplicação para desktop do Internet Explorer 11 vai ser descontinuada e o suporte será retirado a partir de 15 de junho de 2022, para certas versões do Windows 10".
A empresa deixa ainda a nota de que o processo de "reforma" do Explorer não afetará as aplicações Windows 10 LTSC ou Server Internet Explorer 11. Na prática, as versões para o consumidor comum do Windows deixarão de contar com este navegador.
Atualmente, o mercado de navegadores é dominado pelo Chrome, que detém quase 65% do mercado (dados da StatCounter). O Safari, desenvolvido pela Apple, tem a segunda maior fatia do mercado, com quase 19%. Em sentido contrário, em abril deste ano, o Internet Explorer representava 0,71% do mercado.
Por NegóciosBruno Mourão Martins pretende "garantir sinergias" e implementação de "boas práticas", atraindo "jovens, investimento e emprego"
Rubrica do NOW conseguiu um pico de 2.58% de share
Streameast tinha tido mais de 1,6 mil milhões de visitas no ano passado
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo