_
A MUDANÇA do Eurosport no alinhamento da TV Cabo – era o canal 7, agora é o canal 12 – surpreendeu os responsáveis pela versão portuguesa da estação de desporto europeia. Rui Tovar, coordenador da emissão, não esconde algum descontentamento pela situação. Principalmente porque nada o justificava, uma vez que o Eurosport foi o segundo canal da TV Cabo mais visto em 1999 (exceptuando os generalistas SIC, RTP e TVI), só sendo batido pelo Hollywood.
”Acho esta mudança esquisita e não sei porque é que aconteceu”, sublinha Tovar. ”Não fui ouvido e espero que o canal 12 não represente sacrifícios da nossa parte. Será que a mudança significa alguma coisa? Fico na expectativa, mas estou convencido de que a TV Cabo não tem intenções de nos prejudicar, uma vez que somos o segundo canal mais visto da rede.”
A mudança no alinhamento do canal é relevante, sustenta. ”As pessoas já estavam habituadas a sintonizar-nos no canal 7. E está provado que a fidelização nos primeiros nove canais é maior, porque não têm de andar à procura da estação. Não é por acaso que o CNL está no canal 5.”
Apesar da questão agora levantada, o balanço de quase três anos de emissão em português – começou em Abril de 97, com um contrato de três anos – é positivo e os resultados são elogiados em Paris, sede da cadeia de desporto. ”O Eurosport português é o que tem mais implantação em toda a Europa. É significativo, uma vez que o consórcio reúne hoje cerca de 15 países. Vai de Portugal até à Rússia.”
Razão que ajuda a explicar o facto de algumas das modalidades exibidas não significarem nada para o telespectador português. ”A grelha é feita em Paris, a pensar em todos os países em que emitimos.”
Os bons resultados alcançados motivaram o aumento gradual das horas de emissão em português: apenas três horas no início, de quatro a cinco em 1998, seis na segunda metade desse ano, sete em 99 e entre sete e oito horas actualmente. E o aumento poderia ser maior. ”Só não fazemos mais horas em português porque o estúdio em que fazemos os comentários é dividido com a RTP”, justifica.
SPORT TV NÃO É CONCORRENTE
O aparecimento da Sport TV na rede da TV Cabo não é encarada como concorrência por Rui Tovar. ”O Eurosport não é concorrente de ninguém, porque a nossa grelha, dada a especificidade de algumas modalidades, não o permite.”
No entanto, é da opinião que a perda de audiências da RTP poderá estar relacionada com a cedência ao canal codificado de alguns desafios. ”Tenho muita pena, enquanto jornalista da RTP, que alguns jogos sejam transmitidos pela Sport TV e não pela estação pública. Qualquer jornalista da RTP pensará o mesmo. A perda de audiências, se calhar, também se deve à cedência de jogos ao canal codificado.”
LUÍS NUNES