O cantor Nélson Rosado disse esta terça-feira em tribunal, num processo em que é pedida uma indemnização de mais de um milhão de euros à humorista Joana Marques, que recebeu ameaças de grupos nacionalistas.
Nélson Rosado, da dupla "Anjos", foi o primeiro a prestar depoimento neste julgamento que começou hoje e que surgiu na sequência de um vídeo publicado pela humorista, que mostrava os dois irmãos a cantar o hino, em abril de 2022.
O cantor disse na sala do Juízo Central Cível de Lisboa que o grupo recebeu "ameaças de grupos nacionalistas".
"Fomos obrigados a contratar segurança privada para estar à paisana no meio do público", explicou.
Este caso chega a tribunal na sequência de um vídeo publicado por Joana Marques, que mostrava partes da atuação da dupla constituída por Nelson e Sérgio Rosado antes de uma prova do MotoGP em Portimão.
Os Anjos cantaram o hino nacional e o vídeo publicado pela humorista continha partes de reações do júri do programa "Ídolos".
Depois da publicação do vídeo, os cantores decidiram avançar para a Justiça e exigem agora uma indemnização de um milhão e 118 mil euros.
Numa primeira fase, que aconteceu no ano passado, foi tentado um acordo em audiência preliminar, o que não foi alcançado.
Durante a manhã de hoje, Nélson Rosado disse que a dupla musical ainda continua a receber mensagens de ódio por causa do vídeo em questão.
"O vídeo não é uma reprodução daquilo que foi feito, mas sim um vídeo novo, porque cortou partes daquilo que foi a nossa interpretação. (...) A ré cortou partes, há uma parte muito significativa da letra, que é o 'levantai hoje de novo', que foi cortada no vídeo da ré", acrescentou Nelson Rosado.
"Somos acusados de assassinar o hino. Nós não nos enganámos no hino e muito menos somos assassinos", disse o cantor, considerando ainda que o vídeo teve como objetivo ridicularizar os artistas e que teve como efeito o cancelamento de 11 concertos.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Suspeito ficou em prisão preventiva. Caso foi denunciado por um jovem que pratica a modalidade
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo