O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, classificou a noite eleitoral deste domingo como "muito feliz" para o partido, que conseguiu manter seis câmaras municipais e ganhar mais uma em coligação.
No discurso do final de noite, num hotel da baixa do Porto, o líder centrista dirigiu-se àqueles que achavam que o CDS tinha acabado e pedir-lhes: "contem os votos, contem os autarcas, contem as câmaras municipais, desenganem-se".
Nuno Melo afirmou que, nestas eleições autárquicas, o CDS-PP passou a ter "seis mais um", referindo-se aos seis municípios onde manteve o poder e a outro conquistado neste domingo em coligação com o PSD, o de Mêda, no distrito da Guarda, com cabeça de lista do CDS.
"Hoje foi uma noite muito feliz para o CDS", declarou, vincando que "hoje acabou um ciclo muito importante que foi um ciclo de resistência e começa um ciclo de crescimento" para partido.
Nuno Melo destacou "uma nota particular: a AD (Aliança Democrática), a coligação entre CDS-PP e PSD, venceu Beja, um bastião de esquerda.
"Tem sido uma grande caminhada desde 2023, temos somado vitória atrás de vitória, o CDS está aqui para fica, para crescer", afirmou.
A sala do hotel na baixa do Porto, que o CDS-PP escolheu para a noite eleitoral, compôs-se no final da noite, depois de confirmada a manutenção dos seis municípios, três no distrito de Aveiro, nomeadamente Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro, Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, Santana, na Madeira, e Velas, nos Açores.
No final do discurso, Nuno Melo anunciou que iria sede de campanha de Pedro Duarte dar um abraço ao candidato da coligação PSD/CDS-PP que venceu a eleição para a Câmara do Porto.
O líder do CDS-PP disse ainda que seguirá depois para vale de Cambra para fazer um comício.
Deixou ainda uma palavra à AD e deixou um recado sobre as cores dos mapas eleitorais apresentados pelas televisões.
"Podem bem pintar estas conquistas só de uma cor (laranja), mas podem contar que onde está a Aliança Democrática está lá também o azul, o amarelo, está lá o CDS", declarou.
Nuno Melo lembrou ainda que o CDS está no Governo da República, nos governos regionais da Madeira e dos Açores, está nos municípios, no parlamento Europeu e voltou à Assembleia da república, para concluir que o partido "vale por si em listas próprias ou em coligação".
Por LusaFoi reconduzido no cargo para continuar ao leme da capital
País elegeu os novos representantes locais
Conseguiu apenas 12 câmaras municipais
Vai reclamar liderança da ANMP e ANAFRE
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos