_
No estado indiano de Bengala Ocidental, uma centena de pessoas está em quarentena, após terem sido confirmados cinco casos de Nipah (NiV) em profissionais de saúde que tratavam um paciente, posteriormente diagnosticado com o vírus, que tem altas taxas de mortalidade: entre 40% e 75%. Em declarações à agência Asian News International (ANI), o médico e professor Narendra Kumar Arora - presidente do Grupo de Trabalho Covid-19 da Índia - mencionou que tanto o Estado de Bengala Ocidental como o de Querela, mais a sul, são endémicos do vírus (significando que a doença está sempre presente em determinada área), cujos primeiros casos foram registados há mais de duas décadas.
A Tailândia é um dos países que está já a tomar medidas preventivas. O Bangkok Post avança que foram implementadas medidas de controlo da doença em três aeroportos do país, onde está a ser feito rastreio à chegada de passageiros provenientes de Bengala Ocidental. Mas ainda não foi identificado qualquer caso pelas autoridades de saúde.
Leia o artigo na íntegra na Sábado
Por SábadoO estado está a tentar conter um vírus mortal para o qual ainda não há tratamento. A Europa nunca registou casos, mas tem “potencial pandémico”
Debate entre os dois candidados que passaram à 2.ª volta
Cantor é uma das vozes críticas da administração norte-americana
Zona de maior risco será o distrito de Coimbra, até Aveiro, a norte, e até Leiria, a sul
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira