O que é o vírus Nipah, que está a assustar a Índia?

O estado está a tentar conter um vírus mortal para o qual ainda não há tratamento. A Europa nunca registou casos, mas tem “potencial pandémico”

Seguir Autor:

Morcego-da-fruta
Morcego-da-fruta • Foto: 2H Media/Unsplash

No estado indiano de Bengala Ocidental, uma centena de pessoas está em quarentena, após terem sido confirmados cinco casos de Nipah (NiV) em profissionais de saúde que tratavam um paciente, posteriormente diagnosticado com o vírus, que tem altas taxas de mortalidade: entre 40% e 75%. Em declarações à agência Asian News International (ANI), o médico e professor Narendra Kumar Arora - presidente do Grupo de Trabalho Covid-19 da Índia - mencionou que tanto o Estado de Bengala Ocidental como o de Querela, mais a sul, são endémicos do vírus (significando que a doença está sempre presente em determinada área), cujos primeiros casos foram registados há mais de duas décadas.  

 A Tailândia é um dos países que está já a tomar medidas preventivas. O Bangkok Post avança que foram implementadas medidas de controlo da doença em três aeroportos do país, onde está a ser feito rastreio à chegada de passageiros provenientes de Bengala Ocidental. Mas ainda não foi identificado qualquer caso pelas autoridades de saúde.  

4
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas