_
Pelo menos duas pessoas morreram atropeladas por um carro que entrou a alta velocidade num mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, esta sexta-feira. O condutor foi detido no local.
As autoridades não descartam a possibilidade de ser um ataque terrorista e desenvolvem buscas por explosivos. O governo local, que admite que o número de mortos pode aumentar, fala em pelo menos 60 feridos.
O Bild avançou que 11 pessoas tinham morrido, mas fontes oficiais ainda não o confirmaram. Segundo o jornal, um BMW preto entrou no espaço do mercado a alta velocidade. O carro teria sido alugado pouco antes do atropelamento.
A polícia informa que a viatura só parou depois de atravessar mais de 400 metros dentro do mercado repleto de pessoas.
O detido tem nacionalidade saudita e nasceu em 1974. O governo local também adiantou que o homem era um médico - trabalhava numa clínica em Magdeburgo - desconhecido das autoridades.
Matthias Schuppe, porta-voz do Governo, confirmou o ataque que decorreu às 19h04. Olaf Scholz, através do X, também reagiu ao acidente. "Os relatórios de Magdeburg sugerem algo grave. Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias. Estamos ao seu lado e ao lado do povo de Magdeburg. Os meus agradecimentos às dedicadas equipas de resgate", escreveu o chanceler.
Depois do alerta, os hospitais começaram a preparar-se para receber os vários feridos, avançou Tobias Teschner, chefe do departamento de segurança da cidade de Halle, que se localiza a aproximadamente 80 kms do local do ataque.
"Devido aos acontecimentos atuais, gostaríamos de aconselhá-los a evitar o mercado de Natal. Por favor, deixem os serviços de emergência fazerem o seu trabalho e saiam do mercado de forma ordenada!", escreveu a organização do espaço.
(notícia atualizada às 21h36)
Por Correio da ManhãSuspeita de má conduta em cargo público
Tudo começou em fevereiro de 2025, quando a GNR comunicou à PJ uma situação que, perante os dados iniciais, ia muito além de um simples furto num quarto de hotel
Secretário-geral do partido compromete-se a reafirmar os socialistas "como a única alternativa credível para governar Portugal".
António José Seguro não vai habitar na residência oficial. Em democracia só Eanes morou ali e Cavaco nem uma noite passou em Belém
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Benfica perdeu com o Real Madrid em Lisboa e país não consegue marcar qualquer ponto neste arranque dos playoff
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado